PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (03/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (03/10)

Deslocamento de uma frente fria deixa o dia com muitas nuvens, chuva isolada dos Planaltos ao litoral. Não se descarta a chance de temporais isolados. Na porção oeste, atuação da massa de ar quente deixa o dia com algumas nuvens. Mas, à tarde, há chance de pancadas de chuva bem isoladas e mal distribuídas, que podem ser acompanhadas de raios. À tarde, as temperaturas sobem na porção oeste, com máximas de 33°C a 38°C. Dos Planaltos ao litoral, com a maior presença das nuvens, as temperaturas ficam amenas, com máximas até 22°C. Ventos de quadrante sul a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Na porção oeste, os ventos passam a ser de nordeste a partir da noite. Rajadas de ventos com moderada intensidade (até 60 km/h) em áreas da faixa costeira do estado ao longo do dia e em áreas do Oeste, Meio Oeste entre a tarde/noite.

PREVISÃO PARA DOMINGO (04/10)

Dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e Vale por conta da circulação marítima. Na porção oeste e Planaltos, dia com sol e poucas nuvens, mas, à tarde, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas. Amanhecer com temperaturas baixas (6°C) no Planalto Sul, amenas nas demais áreas do estado: de 11°C a 16°C no centro-leste e de 15°C a 18°C na porção oeste. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas sobem na porção oeste e as máximas variam de 32°C a 36°C. Dos Planaltos ao litoral as temperaturas seguem amenas, com máximas de 17°C a 22°C. Ventos de leste/nordeste com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos isoladas, de moderada intensidade (até 55 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Oeste e Meio Oeste.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (05/10)

Passagem de uma nova frente fria pelo litoral combinada ao calor favorece pancadas de chuva isoladas no litoral e Vale a partir da tarde. Na porção oeste, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas na parte da tarde. Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 14°C a 19°C nas demais áreas do estado. À tarde as temperaturas sobem em todo estado e o calor deve retornar. Máximas até 32°C no Litoral Sul, Planalto Norte, porção oeste e de 24°C a 28°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. A partir da noite, nas áreas de divisa com o RS, o vento passa a ser de sudoeste/sul. Rajadas de ventos com moderada intensidade (até 70 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul e Grd. Florianópolis.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (06) com sol e algumas nuvens em todo estado. A quarta-feira (07) com atuação de áreas de instabilidade a partir da tarde favorece pancadas de chuva isoladas em todo estado.

 

CONDIÇÃO DE VENTO E MAR (03/10)

Sábado (03) com ventos de quadrante sul a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Na porção oeste, os ventos passam a ser de nordeste a partir da noite. Rajadas de ventos com moderada intensidade (até 60 km/h) em áreas da faixa costeira do estado ao longo do dia e em áreas do Oeste, Meio Oeste entre a tarde/noite. Ondas com direção sul/sudeste e altura de 2,5 m com picos podendo chegar aos 3,0 m em todo litoral. Chance de ressaca no Litoral Sul (até Laguna).