PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (04/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (04/05)

A segunda-feira (04) é marcada pela persistência do tempo seco no estado. No decorrer do dia há a presença de poucas nuvens, com o aumento de nebulosidade no Oeste e Meio-Oeste entre o fim da tarde e noite, com possibilidade de pancadas de chuva. Durante a tarde as temperaturas máximas variam entre 25 e 27ºC no Oeste e Litoral, nas demais regiões as máximas variam entre 22 e 24ºC. Variação da direção do vento entre nordeste e noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul a partir do período da tarde.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05/05)

Na terça-feira a passagem de um sistema frontal provoca chuva desde o período da manhã nas regiões de divisa com o RS. Com o avanço do sistema, a chuva avança também para as demais regiões no decorrer do dia. A precipitação ocorre de forma mal distribuída, pontualmente forte com descarga elétrica. As temperaturas a tarde começam a sofrer declínio, no Litoral não ultrapassam os 26ºC. No Extremo-Oeste variam entre 21 e 23º e nas demais regiões entre 15 e 19ºC. Direção do vento varia entre os quadrantes noroeste a sudeste, intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06/05)

A quarta-feira inicia com muitas nuvens e possibilidade de chuva em todas as regiões. No decorrer do dia, com o avanço da frente fria e a entrada da massa de ar seco e frio, há melhora do tempo começando pelas regiões de divisa com o RS. O dia é marcado pela queda gradual de temperatura, no amanhecer no Planalto Sul e Meio-Oeste as mínimas variam entre 5 e 7ºC. A tarde será de temperaturas amenas, no Litoral as máximas atingem até 23ºC, no Planalto Norte e Vale do Itajaí chegam a 21ºC, no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul variam entre 14 e 16ºC. A noite a queda da temperatura será ainda mais acentuada. Direção do vento de sudoeste, moderado a forte, com rajadas de vento fortes em toda região costeira.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta-feira (07) e sexta-feira (08) há a entrada de uma massa de ar seco e frio, favorecendo o tempo estável e predomínio do sol no estado. As temperaturas sofrem declínio acentuado, no amanhecer há possibilidade de geada no Oeste, Meio-Oeste e planaltos Sul e Norte.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/05)

Variação da direção do vento entre nordeste e noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul a partir do período da tarde.
Condição de mar agitado no Litoral Sul, com picos de onda de até 2 metros, no Grande Florianópolis e Litoral Norte condição de mar pouco agitado. Circulação de sudeste.

 

Legenda Boletim 05h