PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (18/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/12)

Nesta sexta-feira (18) o dia começa com sol entre nuvens no estado, com maior nebulosidade e chuvas rápidas nas regiões litorâneas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. No decorrer da tarde o tempo segue instável, com temporais isolados principalmente entre as regiões do Meio Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí. As temperaturas novamente atingem a casa dos 30°C em grande parte das regiões. Os ventos sopram com intensidade moderada de quadrante norte/nordeste.

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/12)

No sábado (19) o dia começa com sol entre poucas nuvens no estado, porém no decorrer do dia há condições para temporais severos devido a aproximação de uma frente fria. A chuva começa no início da tarde nas regiões do Oeste e se desloca para as demais regiões. Há risco moderado a alto para desastres associados a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo. As temperaturas máximas registram valores entre 30°C e 36°C em grande parte das regiões. Os ventos sopram com intensidade moderada de quadrante norte/noroeste, com rajadas de até 70km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/12)

Neste domingo (20) o dia começa com muita nebulosidade e chuva no oeste do estado, associado ao avanço de uma frente fria. O sistema se desloca rapidamente para as demais regiões, provocando chuva em todas as regiões no decorrer da tarde e noite. Há condições para tempestades severas, portanto se mantém o risco moderado a alto para desastres associados a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A semana começa ainda com nebulosidade e condições para chuvas rápidas, sendo resquícios da chuva observada no final de semana, porém ao longo da segunda-feira a tendência é de enfraquecimento do sistema, com o avanço de uma alta pressão. A tendência é de tempo firme e seco, com temperaturas mais amenas no amanhecer.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/12)

Sexta-feira (18) com ventos de quadrante norte/nordeste, de intensidade fraca a moderada.

Condições de mar pouco agitado em todas as regiões, com altura de onda de até 1,5 m.