PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (19/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/12)

Neste sábado (19), a aproximação de uma frente fria provoca tempestades severas em Santa Catarina, com risco alto para desastres associados a vento forte, granizo e chuva intensa. Entre o final da manhã e início da tarde, os temporais ocorrem entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul e se espalham para as demais regiões no decorrer da tarde/noite.  Entre a manhã e a tarde, previsão de ventos moderados e persistentes  de quadrante norte/noroeste,  com rajadas  fortes de até 70 km/h. As temperaturas máximas chegam aos 30°C na maior parte do estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/12)

Entre a madrugada e a tarde de domingo (20), a previsão é de temporais na porção oeste catarinense conforme avanço da frente fria, com possibilidade de chuva forte e volumosa. Durante a tarde e a noite, os temporais ocorrem no centro-leste do estado.  Há risco potencial moderado a alto para eventos adversos.  Os ventos sopram  de quadrante oeste/sudoeste, com intensidade fraca a moderada.  Na maior parte do estado, as temperaturas não variam muito. Apenas no Litoral Norte passam dos 30°C.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21/12)

Na segunda-feira (21), as condições ainda são de tempo nublado mas com melhora gradual conforme entrada de um sistema de alta pressão. Apenas entre as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí , Planalto e Litoral Norte, as condições são de tempo mais instável, com risco baixo a moderado para transtornos associados a chuva mais forte.  As temperaturas sobem na parte da tarde, podendo chegar aos 32°C na porção oeste.  Os ventos sopram de quadrante sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça (22) e na quarta-feira (23), a previsão é de predomínio de sol em áreas da porção oeste, com possibilidade apenas de pancadas rápidas de chuva. No centro-leste, a tendência é de tempo mais fechado com chance de chuva fraca a moderada., por conta da umidade vinda do oceano.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/12)

Ventos moderados e persistentes  de quadrante norte/noroeste,  com rajadas  fortes de até 70 km/h.

Ondas de sudeste/leste com 0,5 m de altura na costa entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte e 1,5 m no Litoral Sul.