PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (27/09) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (27/09)

Dia começa com sol e poucas nuvens no estado. Mas, aproximação de uma frente fria favorece pancadas de chuva e temporais isolados da porção oeste ao Litoral Sul e áreas da Grd. Florianópolis a partir da tarde/noite. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 37°C no Litoral Sul, 30°C no Planalto Sul, Grd. Florianópolis, de 29°C a 34°C nas demais áreas. Ventos de nordeste no centro-leste, de noroeste na porção oeste e passando para quadrante sul nas áreas de divisa entre SC e RS a partir da noite. Ventos de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a localmente forte intensidade (55 a 80 km/h) em áreas da porção oeste, Planalto e Litoral Sul até o início da noite.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28/09)

Frente fria se desloca pelo estado e favorece pancadas de chuva com temporais isolados desde a madrugada. A partir da tarde o tempo deve melhorar nas porções oeste e sul, enquanto no norte e nordeste a chuva deve seguir. Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas 17°C a 20°C no litoral, Vale, 13°C a 16°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas ficam mais altas no norte do estado, com máximas de 29°C a 32°C no Vale, Planalto Norte, Litoral Norte e mais amenas (20°C a 25°C) nas demais áreas. Ventos de quadrante sul, de fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos com moderada intensidade (até 60 km/h) em áreas do litoral ao longo do dia.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (29/09)

Áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva isoladas pela manhã no norte do estado e que se espalham para as demais áreas do estado a partir da tarde. Amanhecer com temperaturas baixas (4°C a 8°C) no Planalto Sul, amenas no restante do estado: 16°C a 19°C no Litoral Norte, Baixo Vale e de 10°C a 15°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas ficam maiores na porção oeste e parte do Planalto Norte (máximas de 28°C a 34°C), enquanto que no centro-leste ficam mais amenas (20°C a 25°C). Ventos de sudeste girando para nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 55 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quarta-feira (30) com pancadas de chuva isoladas nas áreas de divisa da porção oeste com o RS e no centro-leste no decorrer do dia. Quinta-feira (01) com chuva em localidades do Litoral Sul, enquanto que no restante do estado deve ser um dia com sol e poucas nuvens.

 

CONDIÇÃO DE VENTO E MAR (27/09)

Domingo (27) com ventos de nordeste no centro-leste, de noroeste na porção oeste e passando para quadrante sul nas áreas de divisa entre SC e RS a partir da noite. Ventos de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a localmente forte intensidade (55 a 80 km/h) em áreas da porção oeste, Planalto e Litoral Sul até o início da noite. Ondas com direção nordeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a picos de 2,0 m no Litoral Sul, até 1,5 m na Grd. Florianópolis e 1,0 m no Litoral Norte.