PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 27.02.2018 – CARJR

nowcasting

OBSERVAÇÃO 27/02/2018 – 21h15min  – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Litoral Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram).
 
ATENÇÃO 27/02 20:38 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS, no Oeste e Litoral Norte nas próximas 2 horas. Risco de Alagamentos. Ocorrências ligue 199 ou 193.
 
ATENÇÃO 27/02/2018 – 19h09min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram).
________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

 TEMPORAIS LOCALIZADOS EM SANTA CATARINA !

Início: 27/02/2018 às 14:00h

Fim: 27/02/2018 às 23:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA.

Previsão: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporais localizados, acompanhados de fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 60mm em uma hora.

Sistema: Cavado em superfície (baixa pressão) e jato subtropical no sul do Brasil, com elevados índices de calor e umidade do ar.

Publicação: 27/02/2018 – 09h25min.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
 
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ________________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 CALOR E PANCADAS DE CHUVA ENTRE A TARDE E NOITE EM SANTA CATARINA !

 

Terça-feira (27/02) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: firme com sol e algumas nuvens pela manhã em SC. No decorrer da tarde e noite pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões, com temporais localizados, raios, rajadas de vento forte e granizo isolado especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Norte e na Grande Florianópolis (veja AVISO METEOROLÓGICO).

Temperatura: elevada em todo o estado, mais alta superando os 30°C no Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Sul.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

Sistema: a partir da tarde convecção, com formação de núcleos de instabilidade associada ao calor e um cavado no RS e SC.

 

Quarta (28/02) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol com algumas nuvens pela manhã em SC. Durante a tarde pancadas de chuva em todas as regiões de SC, com temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento forte e queda de granizo em algumas localidades, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Norte e na Grande Florianópolis.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.

Vento: Nordeste, com variações de Sudeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sistema: durante a tarde e noite forte convecção, com formação de núcleos de instabilidade associada ao calor e um cavado no litoral de SC.

 

Quinta-feira (01/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com variação de nuvens na maior parte do dia. Durante a tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva. Há risco de temporais muito isolados, porém diminui em relação aos dias anteriores.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: Sudeste no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, e de nordeste e Leste do Planalto ao Litoral, com intensidade fraca a moderada, com rajadas no Litoral.

 

Sexta-feira e sábado (02 e 03/03) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aberturas de sol, com pancadas de chuva entre a tarde e noite do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. No Litoral mais nebulosidade a encoberto, com chuva em boa parte do dia, mais intensa e persistente na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: Nordeste do Extremo Oeste ao Planalto Sul, de Leste no Litoral, especialmente da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 04 a 13 de março de 2018

Nos dias 04 e 05/03 mais nebulosidade com chuva persistente no Litoral, com volumes significativos especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Entre os dias 06 e 07/03 ocorrem aberturas de sol com pancadas isoladas de chuva. Entre os dias 08 e 09/03 uma frente fria passa pelos estados do Sul do Brasil causando temporais e chuva forte, principalmente em áreas próximas ao PR e no Oeste e Planalto Sul de SC, próximas ao RS. Na maior parte do período a temperatura estará elevada, com sensação de ar abafado. A partir do dia 10/03 a temperatura diminui com a chegada de um sistema de alta pressão (massa de ar frio).

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 27/02/2018 – 17h00min – Pancadas  de chuva com descarga elétrica e risco de temporal isolado no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis  nas próximas 2h  (Epagri/Ciram).
 
AVISO 27/02/2018 – 15h50min – Pancadas de chuva com raios, ventos fortes e risco de granizo nas proximidades de São Pedro de Alcântara, Otacílio Costa e municípios próximos , na próxima hora (Epagri/Ciram).
 
AVISO 27/02/2018 – 15h45min – Pancadas de chuva com raios, ventos fortes e risco de granizo nas proximidades de Doutor Pedrinho, Capinzal  e municípios próximos , na próxima hora (Epagri/Ciram).
 
AVISO VIA SMS para todo o ESTADO de SC 27/02/2018 15:48 – Risco de TEMPORAIS LOCALIZADOS com RAIOS acompanhados de fortes RAJADAS de VENTO e GRANIZO isolado entre tarde e noite desta Terça feira. Procure abrigo, ocorrências ligue 193 ou 199. 
 
ATENCAO SMS – 27/02 14:43 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS para o Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 
SMS – ATENCAO 27/02 14:23 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS no EXTREMO OESTE E OESTE DE SC, nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 
SMS – ATENCAO 27/02 14:01 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS na GRANDE FLORIANÓPOLIS nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 
ATENÇÃO 27/02/2018 – 14h00min – Pancadas  de chuva com descarga elétrica e risco de temporal isolado em todas as regiões de SC nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram)
 
AVISO 27/02/2018 – 13h56min – Pancadas de chuva com raios, ventos fortes e risco de granizo nas proximidades de Santa Cecília, Monte Castelo e municípios próximos , na próxima hora (Epagri/Ciram)
 
SMS – ALERTA 27/02 13:45 – TEMPORAIS (CHUVA RAPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO) E GRANIZO para municípios do PLANALTO NORTE E MEIO OESTE nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.
 
SMS – ATENCAO  27/02 13:20 – CHUVA INTENSA para o EXTREMO OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE, PLANALTO SUL e LITORAL SUL DE SC nas proximas 2hs. 
 
SMS – ATENCAO 27/02 12:28 – PANCADAS DE CHUVA E RAIOS para o EXTREMO OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE, PLANALTO SUL e LITORAL SUL DE SC nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 27/02/2018 – 11h58min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planaltos (Norte e Sul), Vale do Itajaí e Litoral Sul, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

 

SMS – ATENCAO – 27/02 11:43 – PANCADAS DE CHUVA para o OESTE, MEIO OESTE E PLANALTO NORTE DE SC nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.