Previsão para Defesa Civil 02/01/2013

ALERTA: Região de Brusque, risco de alagamentos e deslizamentos, devido aos altos acumulados de chuva ocorridos nas últimas 24h, e previsão de chuva moderada a forte em alguns momentos entre esta quinta (02) e sábado (04).

AVISO 13:45h : entre a tarde e noite, risco de temporal, rajadas de vento de 60 a 70 km/h, granizo isolado e descarga elétrica em todas as regiões de SC.

AVISO METEOROLÓGICO: a chuva prevista para os próximos dias deve totalizar acumulados localizados que podem superar 100mm no Litoral, especialmente entre sexta-feira e manhã de sábado ao norte de Laguna, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, e Litoral Norte, o acumulado pode chegar a 170mm. A chuva forte e o volume significativo em pouco tempo pode provocar alagamentos e deslizamentos.

Fonte: Epagri/Ciram

Persiste a condição de pancadas de chuva em SC entre quinta-feira (02), sexta-feira (03) e manhã de sábado (04), devido ao ar quente e úmido e à aproximação e passagem de uma frente fria. Nesse período temporais ocorrem de forma bem distribuída pelo Estado. Nesta quinta-feira (02) os temporais estarão acompanhados de queda de granizo isolado e vento forte, de 60 a 70km/h. Na sexta-feira (03), a frente fria provoca chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, especialmente na madrugada e manhã, com maiores acumulados em áreas próximas à divisa com o RS.

Na sexta-feira o acumulado de chuva varia de 20 a 60mm na maioria da regiões, com acumulados mais significativos no Litoral Sul (de 50 a 80mm) e ao norte de Laguna, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte (de 80 a 100mm). No decorrer do fim da tarde e noite de sexta-feira o avanço de uma massa de ar seco diminui a nebulosidade e deixa as temperaturas agradáveis do Oeste ao Planalto Sul.

Na madrugada e manhã de sábado a chuva se concentra na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, no Planalto Norte e principalmente no Litoral Norte com acumulados próximos a 60 e 70mm. Acompanhe atualizações.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (02/01): Céu mais encoberto em SC, com chuva isolada no início e fim do dia. O ar quente e úmido mantém a sensação de ar abafado. AVISO: temporais isolados com pancadas de chuva moderada, descarga elétrica e queda de granizo. Sistema Meteorológico: Ar quente e úmido em SC. A aproximação de uma frente fria pelo RS intensifica áreas de baixa pressão em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (03/01): Tempo instável com chuva em todas as regiões de SC, principalmente na madrugada e manhã. Os maiores acumulados de chuva ocorrem próximo à divisa com o RS, do Oeste ao Litoral Sul acumulados de 60 a 90mm em média. Nas demais regiões, o acumulado previsto varia de 15 a 30mm. AVISO: descarga elétrica, queda de granizo, chuva moderada a forte por alguns momentos e rajadas de vento de 60 a 70km/h. Sistema Meteorológico: Frente fria em deslocamento por SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (04/01), o tempo permanece instável nas áreas de SC próximo à divisa com o PR, com acumulado de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte entre 60 e 70mm, e nas demais regiões o sol aparece com o avanço de uma massa de ar seco. O calor ameniza após a passagem da frente fria. AVISO: para madrugada/manhã de sábado no litoral Norte e Planalto Norte, risco de chuva forte por alguns momentos e rajadas fortes de vento (de 60 a 70km/h).

Domingo e segunda-feira (05 e 06/01), com presença de sol e mais nuvens à tarde. Sem aviso para domingo e segunda-feira.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta