Previsão para Defesa Civil 12/03/2014

Observação 19h – 12/03/14: nas próximas horas, pancadas de chuva com descarga elétrica do Oeste ao Planalto, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

Atenção : Nos próximos dias persiste a condição de pancadas frequentes de chuva em SC, especialmente no período da tarde e noite, que por vezes se estendem pela madrugada e início da manhã do dia seguinte. Principalmente à tarde com a temperatura mais elevada, intensifica a instabilidade e há risco de temporais isolados com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h).

Observação : o acumulado de chuva previsto para os próximos dias (12 a 18/03) varia entre 50 e 80mm em média em boa parte do Estado. Porém, no Litoral e Vale do Itajaí, pode chegar a 150mm. Até o momento, de 01 a 12/03, o acumulado de chuva no Litoral Norte e Vale do Itajaí já supera o esperado do mês (entre 100 e 160mm), chegando a 180,8mm em Blumenau, 187,6mm em Itajaí e 103mm em Joinville. Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (12/03): Sol entre algumas nuvens em SC. Entre tarde e noite voltam a ocorrer pancadas isoladas de chuva devido ao calor. Observação: possibilidade de temporal bem isolado e descarga elétrica. Sistema Meteorológico: formação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde e um cavado (área alongada de baixa pressão).

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (13/03): Madrugada e início da manhã com pancadas de chuva especialmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. No decorrer do dia, nebulosidade variável com aberturas de sol em boa parte do Estado. Entre a tarde e noite retorna a condição de pancadas isoladas de chuva. Observação: possibilidade de temporal bem isolado e descarga elétrica Sistema Meteorológico: formação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde e um cavado (área alongada de baixa pressão).

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (14) e no sábado (15/03), sol entre nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite, mais fortes no sábado, devido ao avanço de uma frente fria em direção a SC.

No domingo (16/03), tempo instável com condições de chuva em todo o estado. Atenção: temporais com pancadas fortes de chuva, descarga elétrica, rajadas de vento e queda de granizo, principalmente a partir da tarde de sábado e no domingo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta