Previsão para Defesa Civil 13/03/2014 (2)

Aviso 17:45h – 13/03/2014: nas próximas horas, chuva continua e volumosa na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Há risco de alagamentos e deslizamentos. Fonte: Epagri/Ciram

Atenção: Para os próximos dias persiste a condição de pancadas frequentes de chuva em SC, especialmente no período da tarde e noite, que por vezes se estendem pela madrugada e início da manhã do dia seguinte. Principalmente à tarde com a temperatura mais elevada, intensifica a instabilidade e há risco de temporais isolados com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h). A chuva persiste para o restante desta quinta-feira (13) de forma mais continua entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com acumulados de 30 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Não se descarta a possibilidade de alagamentos e deslizamentos, especialmente nas proximidades de Joinville e região. No sábado (15/03), o avanço de uma frente fria em direção a SC, aumenta o risco de temporais. Fonte: Epagri/Ciram

Alerta para risco moderado de deslizamentos em algumas áreas do Planalto Vale do Itajaí e Litoral Norte: Alguns municípios registram acumulados significativos de chuva nas últimas 72hs como Mafra (127,4mm), Timbó (90mm), Corupa (98mm), Itaiópolis (88,8mm), Ilhota (85,8mm), Luiz Alves (79,8mm), Rio Negrinho (79mm) e Jaraguá do Sul (89mm) e devido à previsão de chuva com risco de temporais, há risco moderado de deslizamentos nas regiões citadas. Fonte: Cenad/Cemaden

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (13/03): Manhã com chuva especialmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. No decorrer do dia, nebulosidade variável com aberturas de sol em boa parte do Estado. Observação: A chuva persiste para o restante desta quinta-feira (13) de forma mais continua entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com acumulados de 30 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Não se descarta a possibilidade de alagamentos e deslizamentos, especialmente nas proximidades de Joinville e região. Sistema Meteorológico: cavado em SC (área alongada de baixa pressão).

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (14/03): Madrugada com condições de chuva especialmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. No decorrer do dia, nebulosidade variável com aberturas de sol em boa parte do Estado. Entre a tarde e noite retorna a condição de pancadas isoladas de chuva. Observação: para tarde e noite, risco de descarga elétrica e temporal bem isolado. Sistema Meteorológico: formação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde e um cavado (área alongada de baixa pressão).

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (15/03), sol entre nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite, devido ao avanço de uma frente fria em direção a SC.

No domingo (16/03), tempo instável com condições de chuva em todo o estado. Na segunda-feira, chuva na madrugada e em forma de pancadas isoladas entre a tarde e noite.

Atenção: a partir da tarde de sábado (15) e no domingo (16/03), risco de temporais isolados com chuva forte, rajadas de vento, queda de granizo e descarga elétrica.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta