Previsão para Defesa Civil 15/01/2014 (2)

AVISO 17:15h – 15/01/2014: Nas próximas horas, pancadas isoladas de chuva com risco de temporal, granizo e rajadas de vento de 60 a 70km/h nas regiões Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Aviso Meteorológico: Quinta-feira (16), risco de temporais isolados com descarga elétrica, queda de granizo e rajadas de vento acima de 60km/h, atenção especial para as regiões do Planalto Norte, Vale do Itajai, Litoral Norte e Grande Florianopolis.

Previsão Voltada para Defesa Civil:

Quarta-feira (15/01): Aberturas de sol pela manhã em SC, com mais nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Volumes de chuva variam entre 5 e 10mm em média, com pontuais isolados no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Litoral Sul que podem chegar a 30mm. AVISO: risco de pancadas de chuva isolada e descarga elétrica, em todas as regiões de SC. Sistema Meteorológico: áreas de alta pressão com formação de núcleos de instabilidade durante a tarde devido ao jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC. 

Fonte: Epagri/Ciram

 PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (16/01): Variação de nuvens em SC, com mais nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite no Meio Oeste e Planalto Sul. Mais encoberto no Litoral e Vale do Itajaí onde a chuva pode ser intensa por alguns momentos. AVISO: Tarde com temperaturas altas e risco de temporais isolados com descarga elétrica, queda de granizo e rajadas de vento acima de 60km/h, atenção especial para as regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. O Acumulado de chuva pode variar entre 30 e 40mm distribuída no decorrer do dia nestas regiões. Sistema Meteorológico: áreas de alta pressão com formação de núcleos de instabilidade durante a tarde devido ao jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (15), sábado (16) e no domingo (17), sol e calor com mais nuvens a partir da tarde no litoral, com condições de mais nuvens e chuva principalmente início e fim do dia no Litoral Norte, Planalto Norte e parte da Grande Florianópolis. nesse período as temperaturas estarão altas em todas as regiões de SC. AVISO: para descarga elétrica na sexta-feira (17) no Litoral Norte e Grande Florianópolis. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil