Previsão para Defesa Civil 17/03/2014 (2)

Aviso 19:30h: Nas próximas horas, temporal com descarga elétrica, granizo e vento de 70 a 100 km/h  em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Aviso Meteorológico: Segunda-feira (17/03) com mudança de tempo em SC. A aproximação de uma frente fria ao Estado, favorece o aumento rápido da nebulosidade e resulta em pancadas de chuva com trovoadas já partir da manhã na divisa com o RS. A partir da tarde, núcleos de instabilidade alimentados pelo calor e pela frente fria, mantém o risco de temporal com granizo em todas as regiões catarinenses. As rajadas de vento deve passar da casa dos 60km/h na maioria das regiões. Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil: 

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Fonte: Epagri/Ciram 

Segunda-feira (17/03): No Oeste, mais nuvens e condição de pancadas de chuva no decorrer da manhã. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Aviso: tarde e noite risco de temporal isolado com vendaval, descarga elétrica e granizo. Sistema Meteorológico: aproximação de uma nova frente fria.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (18/03): No Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul. céu encoberto com condição de pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais regiões, muitas nuvens e pancadas isoladas de chuvaa qualquer hora do dia. Aviso: risco de temporal isolado com vendaval,  descarga elétrica e granizo. Sistema Meteorológico: passagem de uma nova frente fria.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta (19) e quinta-feira (20/03), o tempo segue instável e úmido no Estado, sujeito a pancadas de chuva a qualquer hora do dia, devido a influência de um sistema de baixa pressão. Observação: para o período risco de temporal isolado com chuva forte, vendaval e granizo.

Na sexta-feira (21/03), o tempo vai melhorando no decorrer do dia, sem alerta.

Atenção: as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo com frequência durante esta semana e os maiores acumulados de chuva devem ser registrados no Oeste e Sul de SC. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil