Previsão para os próximos 5 dias (01/03) – 05:00

QUARTA-FEIRA (01)

Quarta-feira (01) com tempo instável em SC, com variação de nuvens e chuva isolada, que alterna com aberturas de sol.  No decorrer da tarde, o calor combinado a umidade e ao deslocamento de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) pelo estado, intensifica a instabilidade e a condição para chuva, que passa a vir acompanhada de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, granizo) e a chuva intensa (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais). À tarde, as máximas chegam aos 33°C no Extremo Oeste, aos 31°C no Litoral Sul, aos 25°C no Planalto Sul e variam de 26 a 29°C nas demais regiões. Vento fraco a moderado em todo estado, com direção de leste a nordeste no litoral e predominante de nordeste nas demais regiões. Mar pouco agitado, com ondas de direção sudeste a leste entre 0,5 e 1,0m em todo Litoral e com picos de até 1,5m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. 

 

QUINTA-FEIRA (02)

Na quinta-feira (02) o calor e o avanço de áreas de instabilidade, formadas por um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, provocam  pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões, mas em especial no Grande Oeste e no norte de SC. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, granizo) e à chuva intensa (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais). No amanhecer as temperaturas mínimas variam entre 12°C e 15°C no Meio-Oeste e planaltos, de 17 a 21°C no litoral e no Vale do Itajaí e de 17 a 19°C nas demais regiões. À tarde faz calor com sensação de ar abafado, com temperaturas máximas se aproximando dos 30°C na maior parte do estado e variando entre 32 e 34°C no oeste e litoral catarinense. Vento de nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada.

 

SEXTA-FEIRA (03)

Na sexta-feira (03) o fluxo de calor e umidade da região amazônica e a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil, mantêm o tempo instável com muitas nuvens e condições para chuva e temporais isolados a partir da tarde para todas as regiões. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, granizo) e à chuva intensa (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais). No amanhecer, novamente as temperaturas mínimas variam entre 12°C e 15°C no Meio-Oeste e planaltos, de 18 a 21°C no litoral e no Vale do Itajaí e de 17 a 19°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas oscilam próximas aos 30°C em todas as regiões. Vento de nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sábado (04) e domingo (05), presença de sol com variação de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais isolados, entre a tarde e a noite, em todas as regiões de SC. No sábado (04) a cobertura de nuvens dificulta a elevação das temperaturas, mas no domingo (05) volta a fazer calor, com máximas próximas ou acima dos 30°C durante a tarde.