Previsão para os próximos 5 dias (01/11)

Quarta-feira (01)

Na quarta-feira (01), o Litoral e áreas próximas permanecem sob influência da circulação marítima, que mantém a presença de muitas nuvens, bem como condições para chuva fraca e ocasional.  Entre o Extremo e o Meio-Oeste o sol aparece entre nuvens, elevando as temperaturas e favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, com trovoadas a partir do final da manhã, com risco baixo para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas máximas se aproximam dos 30°C no Oeste e variam de 19 a 23°C nas demais regiões. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado entre 15 e 25km/h. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores e a previsão de chuva isolada, se mantém o risco alto principalmente para deslizamentos. 

 

Quinta-feira (02)

A quinta-feira (02) já começa com tempo instável, com muitas nuvens e condições para chuva e temporais a qualquer momento do dia do Extremo Oeste ao Litoral Sul.  A partir da tarde a chuva e os temporais (com raios, rajadas de vento e eventualmente granizo) ganham força e se estendem para as demais regiões do estado, com a formação de uma frente fria no Sul do Brasil. O risco associado aos temporais é moderado a alto e se mantém alto a muito alto para deslizamentos e inundações. Vento de leste a nordeste, entre 15 e 25km/h e rajadas de 45 a 60km/h, sobretudo à noite e em especial no Litoral Sul. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao vento. Temperaturas mínimas entre 13 e 19°C no amanhecer e máximas à tarde de 16 a 21°C, ficando mais altas no Extremo oeste onde se aproximam dos 25°C. A agitação marítima aumenta, com a intensificação do vento nordeste, com ondas entre 1,0 e 1,5m e picos em torno de 2,0m da Grande Florianópolis para o sul.

 

 

Sexta-feira (03)

A sexta-feira (03) começa com chuva intensa e temporais em todas as regiões do estado, por influência de uma frente fria, que avança por SC associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e o RS. A chuva começa a perder força no decorrer da tarde com o afastamento da frente fria e o avanço de uma massa de ar seco e frio. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e aos ventos fortes.  Vento de nordeste a noroeste, virando para oeste/sudoeste no final dia, ambos moderados, entre 25 e 40km/h, e com rajadas fortes acima de 60km/h. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao vento. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, se mantém o risco alto para deslizamentos e inundações. O mar fica agitado, com ondas de leste entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5m na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com risco moderado. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

No sábado (04) e no domingo (05), a massa de ar seco e frio deixa o tempo firme com predomínio de sol em todas as regiões catarinenses. O vento permanece intenso no sábado (04) da direção oeste/sudoeste variando entre 25 e 40km/h e com rajadas acima dos 60km/h. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos ventos fortes, principalmente no Litoral. O risco segue alto para deslizamentos devido às chuvas dos dias anteriores. As noites e madrugadas apresentam temperaturas mais baixas, com mínimas voltando a ficar abaixo dos 5°C nas áreas mais altas dos planaltos e do Meio-Oeste e variando entre 8 e 13°C nas demais regiões. Nas tardes as temperaturas se elevam e variam entre 24 e 26°C no oeste e litoral e entre 16 e 21°C nas demais regiões. O mar permanece agitado no Litoral catarinense com risco de ressaca.