Previsão para os próximos 5 dias (03/03) – 05:00

SEXTA-FEIRA (03)

A sexta-feira (03) será de variação de nuvens (com intervalos em que o sol aparece), pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões de SC. Isto se deve pela combinação do calor, umidade, fluxo de ar quente e úmido vinda da região amazônica e instabilidades associadas a uma área de baixa pressão que se desloca do Paraguai em direção ao oceano. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos e granizo) e a chuva pontualmente intensa (deslizamentos e alagamentos pontuais). À tarde, as temperaturas máximas variam de 28 a 32°C no litoral, Vale do Itajaí, 27°C no Planalto Norte e de 22 a 25°C nas demais áreas. Ventos com direção de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais. 

Mar calmo com ondas de até 1,0 m em todo litoral. As ondas tem direção de leste a nordeste no Litoral Sul e permanecem de leste nas demais áreas litorâneas.

 

SÁBADO (04)

Sábado (04) de variação de nuvens, com chuva a qualquer hora do dia, que pode vir na forma de pancadas e acompanhadas de temporais isolados em toda SC. Isto ocorre pela combinação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral da região Sul do país com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica e instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos e granizo) e a chuva pontualmente intensa (deslizamentos e alagamentos pontuais). Amanhecer com temperaturas de 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí, de 15 a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 35°C no Litoral Sul, variam de 23 a 28°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 28 a 32°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade em SC, vindo de norte no leste de SC e de oeste nas demais áreas. Rajadas de ventos em torno de 60 km/h em boa parte do estado.

 

DOMINGO (05)

Domingo (05) de aumento de nuvens no decorrer do dia com previsão de pancadas de chuvas que, pontualmente, podem ser intensas em curto período de tempo e chance de temporais isolados de parte dos Planaltos ao litoral. Isto se deve a formação de uma nova área de baixa pressão no mar, na altura do litoral de SC. Nas demais áreas, dia com sol a poucas nuvens com chance de chuva bem isolada devido ao calor e umidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos e granizo) e a chuva pontualmente intensa (deslizamentos e alagamentos pontuais). Amanhecer com temperaturas de 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí, de 14 a 18°C nas demais áreas. À tarde, máximas de 23°C no Planalto Sul, até 32°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, Extremo Oeste e de 26 a 29°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de norte a oeste passando para sul ao longo do dia em SC e rajadas de até 60 km/h no litoral e áreas próximas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (06) e terça-feira (07) a presença de uma área de baixa pressão próxima ao litoral de SC segue mantendo o tempo instável dos Planaltos ao litoral, provocando pancadas de chuva e temporais isolados intercalando com períodos de tempo nublado e até algumas breves aberturas de sol. Nas demais regiões, o início da semana será de sol a poucas nuvens e chance de chuva bem isolada, mal distribuída e rápida, principalmente no turno da tarde.