Previsão para os próximos 5 dias (04/05)

QUINTA-FEIRA (04)

A quinta-feira (04) segue com tempo fechado e condições para temporais em SC. A chuva acontece já no período da manhã na região do Grande Oeste, mas ganha força a partir da tarde, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, onde há risco moderado a alto para ocorrências associadas à chuva e aos temporais. Nas áreas dos planaltos ao litoral, os temporais ocorrem de forma mais isolada entre a tarde e noite. Por conta da grande presença de nuvens, as temperaturas variam pouco ao longo do dia dos planaltos ao oeste, oscilando de 17 a 23°C ao longo do dia. A exceção fica para as áreas litorâneas e norte do estado, onde as temperaturas sobem rapidamente e podem marcar valores de 27 a 30°C. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada sem direção predominante.

SEXTA-FEIRA (05)

Sexta-feira (05) será de tempo nublado e com chuva, que devem ocorrer principalmente nas áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, onde os acumulados devem ser mais elevados devido a persistência da chuva.  Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais isolados. Isto se deve pelo contínuo fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica em direção a SC e a presença de instabilidades atmosféricas. Os ventos sopram com intensidade fraca de quadrante norte.

SÁBADO (06)

Sábado (06) segue com muita variação de nuvens, porém a chuva fica concentrada nas áreas mais ao sul do estado, e ocorre de forma isolada no oeste, em especial nos extremos do dia. Nas áreas ao norte o tempo segue fechado, com apenas risco de chuva fraca e/ou garoa. As temperaturas oscilam de 17°C aos 27°C na maior parte do estado, com extremos de 31°C no Litoral Sul. O risco é baixo para danos associados às condições de tempo neste dia. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo (07) e segunda-feira (08) o tempo segue instável, com previsão da atuação de uma frente fria, que pode provocar chuva a qualquer momento do dia, em especial nos períodos da manhã e noite. As chuvas nestes dias estão associadas ao  fluxo de umidade vindo da região Amazônica. No decorrer dos dias a nebulosidade intercala com períodos de sol.