Previsão para os próximos 5 dias (04/11)

Elaborado em: 04/11/2023 às 05:00 – N° 308/2023

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

Sábado (04)

O sábado (04) inicia com nevoeiros pelo estado, com formação de geada nos pontos mais altos de SC e com variação de nuvens em áreas do Grande Oeste ao Litoral Sul, devido ao deslocamento de umidade provocado pelo giro do ciclone extratropical no mar, mas entre a manhã e à tarde, com o afastamento do ciclone para o oceano e a atuação de uma massa de ar seco e frio, o sol passa a predominar em todo o estado. O vento médio sopra de direção oeste/sudoeste com intensidade moderada, de 30 a 40km/h, com rajadas moderadas a pontualmente fortes do Meio-Oeste ao litoral (45 a 70 km/h), sendo ainda mais intensas na costa. O risco associado ao vento é moderado a pontualmente alto. As temperaturas mínimas ficam em próximas de 0°C nos pontos mais altos da Serra catarinense, variam entre 5 e 9°C do Grande Oeste aos planaltos e oscilam entre 9 e 16°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 12 e 16°C no Planalto Sul, variam entre 19 e 25°C no Oeste, Extremo Oeste, no litoral, no Planalto Norte e no Vale do Itajaí e oscilam entre 16 e 19°C nas outras regiões. Devido aos acumulados de chuva dos dias anteriores, o  risco segue alto para deslizamentos. Mar muito agitado, com ondas de sul entre  2,0 e 2,5m em todo litoral e picos de 3,0 a 4,0m do Litoral Sul até Grd. Florianópolis e de até 3,0m no Litoral Norte, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e a ressaca.

Domingo (05)

O domingo (05), inicia novamente com formação de nevoeiros pelo estado, com ocorrência de geada entre os planaltos e segue com tempo firme e predomínio de sol em todas as regiões catarinenses devido a influência de um sistema de alta pressão. O vento sopra fraco com direção variada, predominando de quadrante leste na maior parte do dia e virando para nordeste no final do período. AS temperaturas mínimas se aproximam dos 0°C na Serra, oscilam entre 3 e 7 °C entre os planaltos, variam entre 10 e 16°C no litoral marcam entre 6 e 10°C nas demais áreas.  À tarde as máximas variam entre 22 e 27°C no Grande Oeste e marcam entre 17 e 24°C no restante do estado. O mar permanece muito agitado com ondas entre 2,0 a 2,5m e picos acima de 3,0m em toda a costa catarinense, com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca. Devido aos acumulados de chuva dos dias anteriores, o  risco é moderado alto para deslizamentos.

Segunda-feira (06)

A segunda-feira (06) inicia com formação de nevoeiros pelo estado e variação de nuvens dos planaltos ao litoral (devido à circulação marítima), que ao longo da manhã dão lugar ao sol que predomina em todas as regiões ao longo do período. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. O vento sopra fraco, variando de sudeste nas áreas litorâneas a nordeste ao longo do dia em todas as áreas. As mínimas variam entre 7 e 12°C do Meio-Oeste aos planaltos e oscilam entre 15 e 20°C no Oeste, Extremo Oeste e litoral. As máximas marcam entre 24 e 30°C no Grande Oeste e variam entre 21 e 24°C nas outras regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a deslizamentos devido ao encharcamento do solo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (07) e na quarta-feira (08) o tempo permanece estável em SC, iniciando o dia com maior cobertura de nuvens dos planaltos ao litoral que se dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao sol em toda Santa Catarina. Há apenas um indicativo de aumento de nuvens no Extremo Oeste do estado na tarde da quarta-feira (08), por causa de instabilidades que se formam no Paraguai e que só avançam para SC ao longo da tarde da quinta-feira (09).