Previsão para os próximos 5 dias (05/09)

TERÇA-FEIRA (05)

Na terça-feira (05), tempo estável com presença de sol em todas as regiões, com a aproximação de uma massa de ar seco. Entre os planaltos e o Litoral o sol aparece acompanhado por mais nuvens. O vento predomina da direção sul/sudeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas intensas (entre 40 e 70 km/h) na área costeira. As temperaturas ficam mais baixas com relação aos dias anteriores e as máximas à tarde variam entre 16 e 20°C no Litoral e Planalto Sul e marcam entre 18 e 22°C nas demais áreas. Mar agitado em todo Litoral de SC, com ondas de sudeste a sul, entre 2 e 2,5m e picos de 3,0m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde há risco para ressaca. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e à ressaca.

 

QUARTA-FEIRA (06)

Na quarta-feira (06), maior cobertura de nuvens e condições para chuva por alguns momentos no Litoral e áreas próximas, sobretudo no início e final do dia, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, presença de sol com aumento de nuvens no final do dia. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. O vento varia de sudeste a nordeste, fraco a moderado. No amanhecer, temperaturas mínimas entre 5 e 8°C do Meio-Oeste aos planaltos, com pontuais mais baixos, em torno de 3°C, no alto da Serra. Nas demais regiões, oscilam entre 11 e 15°C. À tarde as máximas variam entre 15 e 18°C do centro ao leste do estado e superam os 25°C no Grande Oeste.

 

QUINTA-FEIRA (07)

A quinta-feira (07) começa e termina com condições para pancadas de chuva e trovoadas nas áreas de divisa com o RS, devido a instabilidade associada a formação de uma frente fria. Nas demais regiões do estado, variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada por alguns momentos ainda por influência da circulação marítima. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às trovoadas.  À tarde as máximas variam entre 15 e 22°C na maior parte do estado e se aproximam de 30°C oeste. Vento de leste a nordeste, passando para norte/noroeste no decorrer do dia, ganhando força no interior do estado com rajadas de 50 a 70km/h, com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos. O mar volta a ficar muito agitado no Litoral Sul, com ondas de leste a nordeste, entre 2 e 2,5m e picos de 3,0m. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a Sexta-feira (08) e o sábado (09), a frente fria avança pelo estado, novamente associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, provocando chuva e temporais em todas as regiões. Há mais uma vez indicativos de chuva intensa e volumes significativos de precipitação  principalmente para áreas próximas da divisa com o estado gaúcho. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa e volumosa.