Previsão para os próximos 5 dias (06/03) – 05:00

SEGUNDA-FEIRA (06)

A segunda-feira (06) é de tempo instável no centro-leste de SC. A atuação do ciclone no mar deixa o dia nublado, com chuva persistente, que pode ser intensa e com altos volumes acumulados no Litoral Sul e parte do Planalto Sul. Nestas áreas, o risco é alto para ocorrências associadas à chuva intensa, persistente e volumosa (como deslizamentos, alagamentos e enxurradas). Nas demais áreas, muitas nuvens (com alguns momentos em que o sol aparece) e pancadas de chuva, que pontualmente podem ser intensas em curto período de tempo e vir na forma de temporais isolados, do Meio Oeste ao Litoral Norte. Nestas áreas o risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, queda de granizo) e a chuva pontualmente intensa. No Extremo Oeste, dia com sol e algumas nuvens. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 32°C no Extremo Oeste, variam de 25 a 30°C da Grd. Florianópolis ao norte de SC, Oeste, Meio Oeste e de 18 a 25°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de sul a sudeste no centro-sul e oeste de SC e do quadrante norte nas demais regiões e rajadas ocasionais de até 60 km/h no litoral e áreas próximas.

Ondas com direção de sul em todo litoral. Altura de 1,5 a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

 

TERÇA-FEIRA (07)

Na terça-feira (07) o ciclone perde força, mas a combinação do aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera ocasionam pancadas de chuva isoladas, mal distribuídas, que podem vir na forma de temporais bem isolados, do Meio Oeste ao litoral, entre a tarde e noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo). Amanhecer com temperaturas de 16 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí, perto dos 12°C nas áreas altas dos Planaltos, Meio Oeste e de 14 a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 35°C no Extremo Oeste, não passam dos 25°C no Planalto Sul e variam de 26 a 34°C nas demais áreas. Ventos de fraca a moderada intensidade em SC, direção nordeste/norte no centro-leste e de oeste na porção oeste do estado e rajadas ocasionais.

 

QUARTA-FEIRA (08)

A quarta-feira (08) começa com sol e algumas nuvens em SC. Mas, entre a tarde e noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades em alguns níveis da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, que podem vir na forma de temporais bem isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo). Amanhecer com temperaturas de 16 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí, perto dos 12°C nas áreas altas dos Planaltos, Meio Oeste e de 14 a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 36°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 29°C no Planalto Sul e variam de 28 a 35°C nas demais áreas. Ventos de fraca a moderada intensidade em SC, direção nordeste/norte no centro-leste e de norte a noroeste na porção oeste do estado e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (09) uma frente fria em alto mar direciona o fluxo de calor e umidade em direção a SC, que combinado ao aquecimento diurno ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais, principalmente, do Meio Oeste ao litoral. Na sexta-feira (10) com condição típica de verão: pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados entre a tarde e noite em todo estado. As temperaturas máximas devem variar de 28 a 33°C no litoral, Vale do Itajaí, chegar aos 35°C no Extremo Oeste e variar de 27 a 30°C nas demais regiões.