Previsão para os próximos 5 dias (06/05)

SÁBADO (06)

Sábado (06) marcado pela grande presença de nuvens em SC com chance de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas nas áreas próximas à divisa com o RS. Nas demais áreas ainda pode ocorrer chuva de forma bem isolada. Isto se deve ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica combinado a instabilidades atmosféricas, que irão formar uma nova frente fria sobre o RS. Assim, o risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. À tarde, as temperaturas máximas variam de 21 a 25°C nos Planaltos e de 25 a 30°C nas demais áreas. Ventos com direção nordeste, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente nas áreas costeiras do Litoral Sul.

Mar calmo em SC. Ondas com direção sul a sudeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.

DOMINGO (07)

No domingo (07) a formação e aproximação de uma nova frente fria ocasiona pancadas de chuva e temporais isolados a partir do final da tarde do Extremo Oeste ao Litoral Sul de SC. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais (como alagamentos e deslizamentos pontuais, queda de galhos e de árvores, destelhamentos, eventual queda de granizo). Amanhecer com temperaturas perto dos 13°C em pontos da Serra e do Meio Oeste, de 17 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 24°C no Planalto Sul, 31°C no Litoral Sul e variam de 24 a 29°C nas demais regiões. Ventos com direção nordeste, de fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

SEGUNDA-FEIRA (08)

Na segunda-feira (08), o deslocamento e atuação de uma frente fria já ocasiona pancadas de chuva com temporais isolados na madrugada do Extremo Oeste ao Litoral Sul, Grd. Fpolis.. Entre a madrugada e manhã as pancadas de chuva e os temporais se espalham para as demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais (como alagamentos e deslizamentos pontuais, queda de galhos e de árvores, destelhamentos, eventual queda de granizo). Amanhecer com temperaturas perto dos 13°C na Serra, de 17 a 21°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 19°C no Planalto Sul e variam de 20 a 25°C nas demais áreas. Ventos com direção nordeste passando para de quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (09) um sistema de alta pressão se estabelece sobre SC, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado. Apenas em localidades do Litoral Norte, Baixo Vale há chance de chuva fraca e isolada por conta da umidade vinda do mar. Na quarta-feira (10) esta alta pressão segue atuando sobre SC e favorecendo o predomínio de sol a poucas nuvens. Ainda, por conta da umidade vinda do mar, há chance de chuva no Litoral Norte e localidades do Baixo/Médio Vale. A tendência é que a madrugada de quarta seja com sensação de frio do Extremo Oeste ao Planalto Sul, com temperaturas mínimas de 8 a 13°C. Destaque para a Serra, onde as mínimas podem ficar abaixo dos 5°C.