Previsão para os próximos 5 dias (07/03) – 05:00

TERÇA-FEIRA (07)

A terça-feira (07) começa com variação de nuvens e chuva bem isolada em localidades do centro-leste de SC. A partir da tarde, a combinação do aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e a presença de áreas de baixa pressão em médios e altos níveis favorece pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados do Meio Oeste ao litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, queda de granizo) e chuva intensa em curto período de tempo (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais). À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 34°C no Extremo Oeste, variam de 20 a 25°C na porção central de SC e de 27 a 32°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade no estado, de norte a nordeste no centro-leste e de norte a oeste na porção oeste de SC e rajadas ocasionais.

Ondas com direção de sudeste a leste em todo litoral. Altura de 1,0 a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

 

QUARTA-FEIRA (08)

A quarta-feira (08) começa com sol e algumas nuvens em boa parte de SC. Apenas em áreas do litoral há chance de chuva fraca e bem isolada na madrugada e início da manhã. A partir da tarde a combinação do calor, umidade e a passagem de cavados (áreas de baixa pressão alongadas) em vários níveis da atmosfera favorece condições para chuva isolada em toda SC, com chance de temporais bem isolados, destacadamente em cidades do Litoral, Grd. Florianópolis e Planalto Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, queda de granizo) e chuva intensa em curto período de tempo (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais). Amanhecer com temperaturas perto dos 13°C nos pontos mais altos dos Planaltos, Meio Oeste, de 17 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Planalto Sul e ficam perto a acima dos 30°C nas demais regiões, destacando-se o Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, Litoral Sul e Extremo Oeste perto dos 36°C. Ventos com fraca a moderada intensidade, de nordeste no centro-leste de SC e de norte a noroeste na porção oeste, com rajadas ocasionais.

 

QUINTA-FEIRA (09)

A quinta-feira (09) começa com sol e algumas nuvens em SC. A partir da tarde, a passagem de uma frente fria em alto mar combinada ao calor, umidade e perturbações em médios e altos níveis da atmosfera favorece pancadas de chuva com temporais isolados pelo estado. O risco é baixo a moderado para  ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos, queda de granizo) e chuva intensa em curto período de tempo (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais). Amanhecer com temperaturas perto dos 13°C na Serra, pontos altos do Meio Oeste, de 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais regiões. À tarde, máximas perto a acima de 30°C em todo estado, com destaque para o litoral, Baixo/Médio Vale, Extremo Oeste e Oeste variando de 33 a 37°C. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante norte e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (10) e sábado (11) com condição típica de verão: manhã com som e poucas nuvens, favorecendo aumento rápido nas temperaturas, que combinada a umidade favorecem pancadas de chuva isoladas, que podem vir na forma de temporais bem isolados entre a tarde e noite. As tardes destes dias seguem de calor, com temperaturas máximas perto a acima dos 30°C em toda SC, destacando-se cidades das regiões do Extremo Oeste, Oeste, litoral, Baixo/Médio Vale que podem variar de 33 a 36°C.