Previsão para os próximos 5 dias (07/10)

Elaborado em: 07/10/2023 às 05:00 – N° 280/2023

Meteorologista: Nicolle Reis

SÁBADO (07)

Neste sábado (07), áreas de instabilidade e o intenso fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica provocam chuvas volumosas em Santa Catarina, principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.  O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. Também há condição para temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa e queda de granizo em todas as regiões ao longo do dia, trazendo risco alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

DOMINGO (08)

No domingo (08), o processo de formação de um sistema de baixa pressão na costa do sudeste do Brasil faz com que a chuva volumosa se espalhe para as demais regiões catarinenses,  atingindo também o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o norte do estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. Ainda há condição para temporais, que devem ocorrer de forma mais isolada e especialmente do centro ao norte com estado a partir da tarde. O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

SEGUNDA-FEIRA (09)

Na segunda-feira (09), as instabilidades se afastam de Santa Catarina e o tempo volta a ficar firme do Extremo Oeste aos planaltos. Já nas áreas litorâneas, o fluxo de umidade do oceano em direção à costa deixa o tempo encoberto e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. O risco ainda é alto para ocorrências como inundações e deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores. As temperaturas máximas ficam entre 20°C e 25°C em todo o estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (10), o tempo deve continuar firme em grande parte das regiões, com maior nebulosidade em áreas do leste do estado, onde não se descarta a possibilidade de chuva fraca. Já na quarta-feira (11), as instabilidades retornam ao estado, com condições para novos temporais, especialmente na metade oeste.