Previsão para os próximos 5 dias (08/12)

Elaborado em: 08/12/2023 às 05:00 – N° 342/2023

Meteorologista: Fernando Rafael

SEXTA-FEIRA (08)

Na sexta-feira (08), a frente fria se afasta de Santa Catarina e um sistema de alta pressão já avança em sua sua retaguarda, garantindo o retorno do tempo firme nas áreas do Grande Oeste e Planalto Sul. No litoral, serra, Vale do Itajaí e norte do estado, a frente fria ainda provoca pancadas de chuva ao longo do dia, especialmente entre a madrugada e manhã, mas o risco é baixo para ocorrências. Os ventos passam a soprar de sul/sudeste com fraca intensidade no interior do estado e moderada ao longo do litoral, especialmente entre a região de Florianópolis, Baixo Vale e Litoral Norte, com rajadas entre 50 e 70 km/h, trazendo risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos e queda de galhos e árvores nestas regiões. O mar fica agitado no decorrer do dia, com ondas de sul/sudeste e alturas entre 2,0 e 3,0 m com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. Com o avanço da massa de ar seco, as temperaturas entram em declínio, especialmente no final do dia, quando são esperadas marcas entre 7°C e 10°C na serra e de 11°C a 17°C nas demais regiões, exceto no Litoral Norte onde ainda ficam próximas dos 19/20°C.

SÁBADO (09)

O sábado (09) será marcado pela grande quantidade de nuvens e céu nublado do Meio-Oeste em direção ao litoral e norte do estado, em virtude do transporte de umidade do oceano para o continente provocado pelo sistema de alta pressão. Nessas regiões e inclusive no Extremo Oeste, não descarta-se a ocorrência de chuviscos passageiros. O mar segue agitado, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas de sul/sudeste e alturas entre 1,5 e 2,0 m. As temperaturas máximas não passam dos 18°C no Planalto Norte, variam entre 25°C e 30°C no Grande Oeste e oscilam entre 21°C e 24°C nas demais regiões, com marcas entre 12°C e 17°C nas áreas de maior altitude do Planalto Sul e da Grd. Florianópolis serrana. Os ventos sopram do quadrante leste no estado, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas. 

DOMINGO (10)

No domingo (10), o fluxo de ar quente e úmido proveniente do norte do país, combinado a atuação de uma área de baixa pressão, favorecem o retorno das pancadas de chuva e dos temporais pelo estado, começando já no início da madrugada em áreas do Extremo Oeste e se espalhando pelas demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. Os ventos variam de norte a nordeste com rajadas entre 40 e 60 km/h, especialmente entre o Grande Oeste e os planaltos e o Litoral Sul. O mar fica pouco agitado com ondas variando de sudeste a leste entre 1,5 e 2,0 m entre o Litoral Sul e Florianópolis. Por causa da chuva, as temperaturas apresentam pouca elevação pelo estado com marcas entre 15°C e 20°C entre os planaltos e de 20°C a 24°C nas demais regiões.  

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (11), a circulação de umidade ainda favorece a ocorrência de pancadas de chuva no litoral. Nas demais áreas, o tempo volta a ficar firme. Na terça-feira (12), a condição para chuvas diminui no litoral, mas segue, inclusive em regiões de serra próximas ao litoral.