Previsão para os próximos 5 dias (09/04) – 05:00

Elaborado em: 09/04/2023 às 05:00 – N° 099/2023

Meteorologista: Victor Meireles

 

DOMINGO (09)

No domingo (09) uma área de alta pressão favorece o transporte de umidade do mar em direção ao litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com variação de nuvens (intercalando com períodos em que o sol aparece) e chance de chuva isolada. No Grande Oeste, o sol aparece mais, porém, à tarde, por conta do calor, há chance de pancadas de chuva isoladas acompanhadas de trovoadas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva e às trovoadas. À tarde, as temperaturas chegam aos 28°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e variam de 22 a 26°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de direção leste a nordeste e rajadas ocasionais.

Mar pouco agitado, com ondas de direção sudeste e altura de 1,0  a 1,5 m em todo litoral catarinense. Entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis, os picos de onda podem chegar aos 2,0 m.

SEGUNDA-FEIRA (10)

Na segunda-feira (10) uma área de alta pressão favorece condições de tempo mais estáveis, com o sol aparecendo em todo estado. Porém, no período da tarde, não se descarta a chance de chuva isolada, mal distribuída em localidades do litoral e áreas próximas. Não há risco de ocorrências relacionadas às condições meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 9°C na Serra, de 16 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 12 a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Extremo Oeste, variam de 26 a 29°C no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e não passam dos 26°C nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste e rajadas ocasionais.

TERÇA-FEIRA (11)

Na terça-feira (11) a área de alta pressão se afasta em direção ao alto mar, mas deixa o tempo com predomínio de sol a poucas nuvens e a elevação das temperaturas no turno da tarde (em relação aos dias anteriores) em SC. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas. Amanhecer com temperaturas de 10 a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 16 a 22°C nas demais áreas. À tarde, com a presença do sol, as máximas chegam aos 31°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, chegam aos 25°C nos Planaltos e variam de 25 a 28°C nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção de nordeste e rajadas ocasionais, principalmente na faixa litorânea do Litoral Sul e Grd. Florianópolis.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Boa parte da quarta-feira (12) será de sol com poucas nuvens em SC. Mas, a aproximação de uma frente fria em alto mar combinada ao calor favorece condições para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir do meio/final da tarde, principalmente nas áreas de divisa com o RS. Na quinta-feira (13) uma frente fria em alto mar combinada ao calor deixa o dia com sensação de abafamento e com chance de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em todas as regiões do estado.