Previsão para os próximos 5 dias (10/02) – 05:00

SEXTA-FEIRA (10)

Na sexta-feira (10), o dia começa com maior presença de nuvens em todas as regiões e com condições para pancadas de chuva e trovoadas no oeste. Mesmo assim, ocorrem aberturas de sol. Entre a tarde e a noite, a chuva retorna ao estado na forma de pancadas e de temporais isolados com rajadas fortes de vento, raios e granizo, sendo as áreas entre o Meio-Oeste e o Litoral as mais favoráveis para ocorrência de temporais. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa é baixo a moderado. As temperaturas máximas, à tarde, se aproximam dos 36°C no Extremo Oeste e variam de 27 a 32°C no restante do estado. O vento predomina de norte/nordeste, com virada rápida para sul no interior do estado, ambos com intensidade fraca a moderada. Mar calmo com ondas de sudeste/leste de 0,5m de altura e picos de até 1,0m.

 

SÁBADO (11)

Sábado (11) de sol e calor em todas as regiões de SC. No final do dia não se descarta a ocorrência de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas, típicas de verão, entre o Litoral e o Vale do Itajaí. O risco é baixo para ocorrências associadas às trovoadas. A umidade relativa do ar fica baixa, se aproximando dos 30% em cidades entre o Extremo Oeste e os Planaltos.  No amanhecer temperaturas mínimas entre 11°C e 15°C dos Planaltos ao Meio-Oeste e de 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde o calor ganha força, e as máximas ficam acima dos 30°C em todo o estado, podendo superar os 38°C no Extremo Oeste. 

 

DOMINGO (12)

No domingo (12), tempo estável com predomínio de sol em toda SC, devido a influência de áreas de alta pressão. Novamente a umidade relativa do ar fica baixa, se aproximando dos 30% em cidades entre o Extremo Oeste e os Planaltos. O dia começa com temperaturas entre 16°C e 22°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto sul onde oscilam entre 11 e 15°C. A tarde faz muito calor, com máximas que se aproximam de 40°C no Extremo Oeste e Oeste, de 36°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí e que variam entre 29°C e 34°C nas demais regiões.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira  (13), a formação de uma frente fria entre o RS e o Uruguai, concentra a instabilidade e umidade naquela região, favorecendo um dia de tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões de SC. A partir da tarde de terça-feira (14) o tempo muda com a aproximação da frente fria, que provoca chuva e temporais, começando pelas áreas de divisa com o RS e se estendendo para as demais regiões nos dias seguintes.   As temperaturas seguem altas, com máximas acima dos 30°C, nas tardes em todo o estado, com destaque para o oeste e Litoral onde as máximas superam 35°C.