Previsão para os próximos 5 dias (10/04) – 05:00

SEGUNDA-FEIRA (10)

A segunda-feira (10) começa e termina com mais nuvens e chance de chuva fraca e isolada no Litoral e áreas próximas, em especial de Florianópolis para o norte, devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente. Nas demais regiões do estado, presença de sol e calor e condições para pancadas muito isoladas de chuva e algumas trovoadas no decorrer da tarde, por causa do aquecimento e umidade disponível, com risco baixo para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C na maior parte do estado, não passando dos 25°C nas áreas mais altas. Vento predominante de nordeste, com variação rápida para sul nas áreas de divisa com o RS à tarde, ambos com intensidade fraca e moderada e com algumas rajadas na área litorânea. Mar pouco agitado, com ondas de sudeste a leste entre 0,5 e 1,0m e picos de até 1,5m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

 

TERÇA-FEIRA (11)

A terça-feira (11) amanhece com condições favoráveis para formação de nevoeiros, sobretudo no litoral e áreas próximas. No decorrer do dia, tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas entre 10 e 13°C nos planaltos e no Meio Oeste e de 15 a 18°C nas demais regiões. À tarde, com a presença do sol, as máximas chegam aos 31°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul, aos 25°C nos planaltos e variam de 26 a 28°C nas demais regiões. Vento de nordeste a norte, com intensidade fraca e com rajadas entre 30 e 50km/h no litoral a partir da tarde, sobretudo na faixa litorânea entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

 

QUARTA-FEIRA (12)

Na quarta-feira (12) tempo estável, com sol e calor em todo o estado, em condição típica pré-frontal (dia que antecede a chegada de uma frente fria). No decorrer da noite, a formação de uma frente fria no RS favorece o aumento de nuvens nas áreas de divisa e há chance de pancadas de chuva e temporais isolados no sul catarinense. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva e aos temporais. No amanhecer, temperaturas mínimas entre 9 e 13°C nos planaltos e no Meio Oeste e de 15 a 17°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26 a 31°C na maior parte do estado, chegando aos 34°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul. Vento de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 30 a 50km/h na costa do Litoral Sul  na madrugada.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta (13) e a sexta-feira (14), uma frente fria no mar associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ainda combinada ao calor, favorece condições para pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões catarinenses.