Previsão para os próximos 5 dias (14/02) – 05:00

TERÇA-FEIRA (14)

A terça-feira (14) começa com mais nuvens na maior parte de SC, se comparado aos dias anteriores e, no decorrer da manhã, já há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, que começam pelo oeste do estado e se estendem para as demais regiões catarinenses.  O forte calor dos últimos dias combinado a umidade e a aproximação de uma frente fria, favorece a ocorrência de temporais isolados em todas as regiões do estado, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas fortes de vento e granizo) e a chuva intensa em curto intervalo de tempo (enxurradas e alagamentos). À tarde, ainda faz calor, com máximas de 33 a 36°C no litoral e Vale do Itajaí e de 28 a 33°C nas demais regiões. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado. Mar calmo, com ondas de leste e altura de 0,5m a 1,0 m.

 

QUARTA-FEIRA (15)

Quarta-feira (15) de tempo instável em toda SC, com chuva intensa e temporais, principalmente na madrugada e manhã e do oeste ao centro do estado. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada, mas também acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo. O risco ainda é moderado a alto até o amanhecer, passando para baixo a moderado no decorrer da manhã, a medida que a frente fria se afasta para o oceano. Amanhecer com temperaturas de 19 a 23°C no litoral e Vale do Itajaí, de 14 a 17°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 18 e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 34°C no Litoral Norte, aos 31°C no restante do Litoral e variam de 24 a 30°C nas demais regiões. 

 

QUINTA-FEIRA (16)

Na Quinta-feira (16) o sol volta a predominar em SC, deixando o dia quente e abafado. A partir da tarde, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, devido ao calor combinado ao fluxo de umidade da região amazônica, que passa a ficar direcionado para SC. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas fortes de vento e granizo) e a chuva intensa em curto intervalo de tempo. No amanhecer temperaturas entre 13 e 17°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 18 e 23°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas superam os 30°C em todas as regiões, chegando aos 35°C entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (17), uma nova frente fria mantém o tempo instável, com chuva e temporais desde o início do dia em todas as regiões. No decorrer do sábado (18), uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil, virando o vento para a direção sul e deixando o tempo estável e com predomínio de sol na maior parte de SC. Apenas no Litoral e áreas próximas o sol aparece em meio a nuvens, devido a umidade presente. Essa massa de ar também provoca o declínio das temperaturas e as máximas ficam abaixo dos 30°C em todo o estado.