Previsão para os próximos 5 dias (14/05)

Elaborado em: 14/05/2023 às 05:00 – N° 134/2023

Meteorologista: Victor Meireles

DOMINGO (14)

O domingo (14) inicia com chance de geada em áreas do Grande Oeste, Planaltos, Grd. Fpolis. Serrana. Ao longo do dia com predomínio de sol a poucas nuvens em todas as regiões devido a atuação de uma área de alta pressão. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 18°C no Planalto Sul e variando de 20 a 25°C em grande parte de SC. Ainda, a umidade deve ficar abaixo dos 40% em áreas do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante norte passando para sudoeste/sul a partir da tarde. Não há riscos de ocorrências meteorológicas.

Mar calmo a pouco agitado, com ondas de direção sul/sudeste no litoral de SC. Altura de ondas de 1,0 a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Fpolis. e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

SEGUNDA-FEIRA (15)

A segunda-feira (15) inicia com chance de geada em pontos do Meio Oeste, Planaltos. Ao longo do dia, segue com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. Apenas em localidades do litoral pode ocorrer maior presença das nuvens, por conta de uma frente fria que passa afastada da costa catarinense. Amanhecer com temperatura perto dos 3°C na Serra, de 12 a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5 a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 20°C no Planalto Sul, variam de 24 a 26°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 20 a 25°C em boa parte de SC. Ventos de fraca a moderada intensidade, de direção variando de quadrante sul a oeste. Não há riscos de ocorrências meteorológicas.

TERÇA-FEIRA (16)

Terça-feira (16) com predomínio de sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas perto de 3°C na Serra, de 12 a 18°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5 a 11°C nas demais regiões. À tarde, as máximas são agradáveis, chegando aos 21°C no Planalto Sul e variando de 22 a 25°C no restante de SC. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante sul. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, nas áreas litorâneas. Não há riscos de ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (17) e quinta-feira (18) uma área de alta pressão segue atuando no estado, o que mantém a condição de predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. Apenas no litoral e áreas próximas a presença das nuvens deve ser maior, com chance de chuvisco e/ou chuva fraca e bem isolada nos extremos dos dias, por conta da umidade vinda do mar. A sensação ainda é de frio na madrugada e amanhecer, com temperaturas mínimas de 5 a 11°C do Extremo Oeste aos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Grd. Fpolis. Serrana e de 12 a 18°C nas demais áreas. Às tardes serão com temperaturas agradáveis, com máximas chegando aos 26°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e variando de 22 a 25°C nas demais regiões.