Previsão para os próximos 5 dias (15/04)

Elaborado em: 15/04/2024 às 05:00 – N° 105/2024

Meteorologista: Caio Guerra

 

SEGUNDA-FEIRA (15)

Na segunda-feira (15), a circulação marítima começa a perder força, mas ainda é esperado um dia de bastante nebulosidade e períodos de chuva nas áreas litorâneas. Nestas áreas, permanece o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Nas demais regiões, o sol aparece em meio a nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde, trazendo risco baixo a moderado para danos como destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica. O vento segue predominando de nordeste, com intensidade fraca a moderada no Litoral. As temperaturas ainda não conseguem subir muito nas áreas litorâneas, marcando valores entre 20 e 23°C da Grande Florianópolis ao norte de SC. O Litoral Sul é exceção, onde aquece mais devido a algumas aberturas de sol, chegando até 27°C, assim como no Grande Oeste. Nos pontos mais altos do estado não passam de 20°C.

 

TERÇA-FEIRA (16)

A terça-feira (16) já começa sob influência de uma frente fria, que chega ao estado pelo Extremo Oeste na madrugada e manhã, e avança para as demais regiões no decorrer da tarde e noite, provocando temporais com raios e rajadas de vento. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores e dano a rede elétrica. Os ventos mudam de nordeste a noroeste para sul e sudoeste com a passagem do sistema. As temperaturas máximas variam entre 27 e 30°C no litoral e ficam mais baixas (de 20 a 24°C) nas demais regiões. Mar segue agitado nas áreas da Grd. Florianópolis ao Litoral Sul,  com ondas de nordeste/leste entre 2,0m e 2,5m com picos de até 3,0m em alto mar.  

 

QUARTA-FEIRA (17)

Na quarta-feira (17) o avanço de uma massa de ar seco para SC, estabiliza o tempo em todas as regiões e o sol volta a predominar em todo estado. As temperaturas já começam a cair nas áreas de divisa com o RS, onde as mínimas registram valores entre 12°C e 14°C. Nas demais áreas do Grande Oeste aos Planaltos tem mínimas entre 15°C e 18°C, enquanto no litoral ainda amanhece com temperaturas por volta dos 20°C. Mesmo com o predomínio de sol as temperaturas não sobem tanto, devido a presença de uma massa de ar um pouco mais fria, com temperaturas que não passam de 24 graus na maior parte de Santa Catarina, com exceção do Vale do Itajaí e Litoral Sul, onde pode marcar até 26°C. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

Na quinta (18) e sexta-feira (19), tempo firme em todas as regiões catarinenses por influência da massa de ar seco, que também declina as temperaturas. As mínimas, no amanhecer, ficam em torno dos 10°C em boa parte do estado e abaixo dos 5°C no na Serra.