Previsão para os próximos 5 dias (15/10)

Elaborado em: 15/10/2023 às 05:00 – N° 288/2023

Meteorologista: Elen Pelissaro

 

DOMINGO (15)

Neste domingo (15), uma área de baixa pressão atmosférica e o fluxo de calor e umidade vindos da região norte do país voltam a instabilizar o tempo em Santa Catarina. Na metade leste do estado, as chuvas ocorrem com fraca intensidade, enquanto que no Grande Oeste e Planalto Norte podem vir na forma de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade e também de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Os ventos sopram de quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 24°C e 28°C do Extremo ao Meio-Oeste e ficam entre 16°C e 20°C no Planalto Norte.

SEGUNDA-FEIRA (16)

Na segunda-feira (16), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica e o aprofundamento de uma área de baixa pressão na Argentina fornecem condições para temporais em todo o estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e chuva pontualmente intensa. Os temporais devem iniciar ainda pela madrugada/manhã nas áreas de divisa com o RS, mas é durante a tarde que os riscos associados são maiores, especialmente no Grande Oeste. Os vento sopram de quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. Amanhecer com temperaturas entre 10°C e 15°C nas áreas mais elevadas do estado. As temperaturas máximas superam os 30°C no Extremo Oeste e variam entre 22°C e 26°C no litoral e Vale do Itajaí. 

TERÇA-FEIRA (17)

Na terça-feira (17), a formação e passagem de uma frente fria próximo à costa de Santa Catarina reforça as instabilidades já presentes na atmosfera, provocando temporais e favorecendo a condição de chuva intensa e volumosa ao longo do dia, especialmente entre o Grande Oeste e Planalto Norte. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e moderado a alto para ocorrências associadas à chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações (visto os altos volumes já registrados ao longo do mês). Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca. Devido ao tempo mais fechado, as temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C do Extremo Oeste aos planaltos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (18) as instabilidades perdem força, mas ainda deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões. Na quinta-feira (19), novas áreas de instabilidades fornecem condições para temporais e chuva intensa no Grande Oeste catarinense.