Previsão para os próximos 5 dias (16/02)

Elaborado em: 16/02/2024 às 05:00 – N° 047/2024

Meteorologista: Elen Pelissaro

 

SEXTA-FEIRA (16)

Nesta sexta-feira (16), áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera deixam o tempo encoberto em Santa Catarina e favorecem a formação de nuvens carregadas, com potencial para gerar trovoadas e acumulados pontualmente intensos. As áreas preferenciais de atuação destas instabilidades vão do Oeste aos planaltos e o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos. Nas áreas litorâneas, a circulação marítima mantém o tempo nublado e com chuviscos nos extremos do dia, mas não se descarta o registro de chuvas mais fortes. O vento sopra de quadrante leste e com intensidade fraca pelo estado. As temperaturas no período da tarde chegam aos 27°C nas áreas costeiras e no Extremo Oeste. Nas demais regiões, por conta da maior cobertura de nuvens, as máximas variam entre 16°C e 23°C.

SÁBADO (17)

O sábado (17) deve iniciar com tempo nublado em Santa Catarina, entretanto, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões, com possibilidade de chuvas mais intensas entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo Oeste, Oeste e no norte do estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C. As ondas apresentam alturas entre 1 m e 1.5 m, com direção sudeste.

DOMINGO (18)

No domingo (18), um ciclone com características a princípio subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, para sul. Isso faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, deixando o tempo nublado ao longo do dia no leste catarinense. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de leste, com intensidade fraca. As ondas apresentam direção leste, com altura entre 1 m e 1.5 m próximo à costa. As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a segunda (19) e a terça-feira (20), o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. Os modelos meteorológicos indicam diferentes cenários, que vão de tempo firme à previsão de tempo encoberto e chuvoso. A condição de vento e mar também é incerta. Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.