Previsão para os próximos 5 dias (16/05)

Elaborado em: 16/05/2023 às 05:00 – N° 136/2023

Meteorologista: Victor Meireles

TERÇA-FEIRA (16)

A terça-feira (16) inicia com chance de geada em pontos isolados dos Planaltos, Meio Oeste e nevoeiros em pontos do estado. Ao longo do dia, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC, por conta da atuação de uma área de alta pressão. À tarde, com temperaturas máximas agradáveis, perto de 21°C no Planalto Sul e variando de 22 a 25°C nas demais áreas. No decorrer da noite, a tendência é de gradual queda nas temperaturas. Ainda, a umidade pode ficar abaixo de 40% em pontos do Grande Oeste e Planaltos no turno da tarde. Ventos de quadrante sul, com fraca a localmente moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, na faixa costeira. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

Mar pouco agitado, com ondas de sul a sudeste no litoral de SC. Altura de 1,5 a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) nas demais áreas litorâneas.

QUARTA-FEIRA (17)

A quarta-feira (17) começa com chance de geada na Serra e de nevoeiros em pontos do estado. Ao longo do dia, segue com o predomínio de sol a poucas nuvens em SC, por conta da atuação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas perto de 2°C na Serra, de 12 a 18°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5 a 11°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Planalto Sul e variam de 22 a 26°C no restante de SC. Ainda, a umidade pode ficar abaixo de 40% em pontos do Grande Oeste e Planaltos no turno da tarde. Ventos de quadrante sul passando para nordeste, com fraca intensidade. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

QUINTA-FEIRA (18)

A quinta-feira (18) inicia com chance de geada na Serra, Meio Oeste e nevoeiros em pontos isolados do estado. Ao longo do dia, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC, por conta da permanência da atuação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas de 12 a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5 a 11°C nas demais áreas de SC. À tarde, as máximas chegam aos 23°C no Planalto Sul, 26°C no Litoral Sul, Extremo Oeste, entre 22 a 25°C nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, na faixa costeira do Litoral Sul ao Baixo Vale do Itajaí. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (19) e o sábado (20) seguem com predomínio de sol a poucas nuvens em SC por conta da manutenção da atuação de uma área de alta pressão. A partir do final da noite de sábado, a aproximação de uma fraca frente fria deve ocasionar aumento de nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Em relação às temperaturas, os dias permanecem com características típicas de Outono: início das manhãs com frio e tardes amenas. De maneira geral, o interior de SC tem mínimas abaixo dos 10°C e as máximas variam de 21 a 27°C no estado.

image.png