Previsão para os próximos 5 dias (16/11)

Quinta-feira (16)

Na quinta-feira (16), um sistema de baixa pressão no Paraguai e o avanço de uma frente fria no oceano canalizam o intenso fluxo de calor e umidade da região amazônica para áreas entre o norte do RS e SC. Estas instabilidades trazem condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em todo o estado, porém de forma mais persistente nas regiões de divisa com o RS. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Sexta-feira (17)

Na sexta-feira (17), os mesmos sistemas meteorológicos da quinta-feira (16) continuam atuando no estado, provocando chuvas abrangentes e persistentes também em áreas mais ao sul do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, além das regiões de divisa com o RS. A condição para temporais com chuva intensa, ventos fortes e eventual queda de granizo persiste em todas as regiões catarinenses, especialmente no Grande Oeste. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas. 

 

Sábado (18)

A formação de uma nova frente fria no oceano juntamente à áreas de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, que continua intenso e direcionado para as áreas entre o RS e SC, seguem provocando chuvas em Santa Catarina no sábado (18). A condição de chuva persistente e volumosa fica mais concentrada nas regiões de divisa com o RS, enquanto os temporais podem ocorrer em todo o estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Tendência para os próximos dias

Entre o domingo (19) e a segunda-feira (20), uma área de alta pressão avança sobre Santa Catarina e favorece o tempo firme com variação de nuvens no estado. As manhãs passam a apresentar temperaturas mais amenas comparado aos dias anteriores, com mínimas entre 8°C e 14°C nos planaltos e regiões serranas.