Previsão para os próximos 5 dias (17/05)

Elaborado em: 17/05/2023 às 05:00 – N° 137/2023

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

QUARTA-FEIRA (17)

A quarta-feira (17) inicia com possibilidade de geada nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste e também com formação de nevoeiros pelo estado. Durante o dia o sol predomina no oeste catarinense e na metade leste haverá também variação da nebulosidade, devido a influência de um sistema de alta pressão. As temperaturas mínimas ficam entre de -2 e 10°C nos planaltos e no Meio-Oeste e entre 10 a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam entre 18 e 23°C do Meio-Oeste ao litoral e oscilam entre 23 e 29°C no Oeste e no Extremo Oeste. Ainda, a umidade pode ficar abaixo dos 40% do Grande Oeste aos planaltos. Vento de quadrante sul passando para nordeste, com intensidade  fraca. Ondas de direção sudeste, com altura entre 1,5 e 2 m, e picos de 2,5 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e com altura de 1 a 1,5 m no Litoral Norte. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

QUINTA-FEIRA (18)

A quinta-feira (18) inicia com chance de geada nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio Oeste e com formação de nevoeiros no estado. Será mais um dia com predomínio de sol e variação de nuvens em SC. Novamente o amanhecer será de temperaturas baixas, variando entre -2 e 9°C nos planaltos e no Meio-Oeste e oscilando entre 10 a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas marcam entre 23 e 29°C no Extremo Oeste, no Oeste e no Litoral Sul, nas outras regiões elas variam entre 18 e 25°C, ainda, a umidade pode ficar abaixo dos 40% do Grande Oeste aos planaltos no turno da tarde. Vento de intensidade fraca, de quadrante N/NE, com rajadas moderadas nas áreas costeiras do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis à tarde. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

SEXTA-FEIRA (19)

A sexta-feira (19) inicia com possibilidade de geada nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste e também com formação de nevoeiros pelo estado. Dia com predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens nas outras áreas. As temperaturas mínimas ficam entre 11 e 17°C nas áreas litorâneas e oscilam entre 4 e 10°C no restante do estado. À tarde, as temperaturas máximas ficam amenas no estado, marcando entre 21 a 25°C e a umidade pode ficar abaixo dos 40% do Grande Oeste aos planaltos. Como no dia anterior, o vento sopra de direção N/NE, com intensidade fraca e com rajadas moderadas nas áreas costeiras do Litoral Sul à Grd. Florianópolis. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (20) segue a condição de predomínio de sol com variação de nuvens, por conta da massa de ar seco atuante no estado. A partir do final da noite de sábado, e ao longo do domingo (21), a aproximação de uma fraca frente fria deve ocasionar aumento de nuvens no Grande Oeste, com possibilidade de chuva fraca nessas áreas e em áreas do Planalto Norte.

image.png