Previsão para os próximos 5 dias (18/02)

Elaborado em: 18/02/2024 às 05:00 – N° 049/2024

Meteorologista: Elen Pelissaro

 

DOMINGO (18)

No domingo (18), a depressão subtropical que deve evoluir para tempestade subtropical se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, para sul. A rotação dos ventos associados ao sistema faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, o que deixa o tempo nublado e com condição para chuva a qualquer hora do dia no leste catarinense, que por vezes pode ser intensa e na forma de temporais. Entre a tarde e a noite, temporais isolados também podem ocorrer no Meio-Oeste e planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais isolados e à chuva pontualmente intensa no litoral e áreas próximas. Os ventos sopram de quadrante leste e com intensidade fraca pelo estado. As ondas apresentam direção leste, com altura em torno de 1,5 m próximo à costa. As temperaturas máximas variam entre 30°C e 34°C no Grande Oeste e oscilam entre 25°C e 30°C nas demais regiões.

 

SEGUNDA-FEIRA (19)

Na segunda-feira (19), o ciclone deve seguir em alto mar, descendo para latitudes entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. De forma geral, ele segue mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente e favorecendo a ocorrência de chuvas e temporais isolados no litoral, intercaladas por períodos de melhoria. A partir da tarde, uma área de baixa pressão no Paraguai combinada ao aquecimento diurno favorecem o desenvolvimento de temporais isolados do Grande Oeste aos planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas como destelhamentos e alagamentos pontuais. Os ventos sopram com fraca intensidade e não apresentam direção predominante. As ondas apresentam alturas entre 1,5 e 2,0 m, de quadrante leste. As temperaturas no período da tarde ficam em torno dos 32°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

TERÇA-FEIRA (20)

Na terça-feira (20), o ciclone deve continuar sua trajetória para sul, ainda em alto mar. A condição do tempo em Santa Catarina deve ser nublado no litoral, com possibilidade de chuviscos isolados. Nas demais regiões, o tempo fica mais encoberto em relação ao dia anterior e há possibilidade de temporais, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de sudeste/leste em Santa Catarina, com intensidade fraca na maior parte do estado e com rajadas que podem chegar aos 50 km/h nas áreas costeiras da Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. O mar segue agitado na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com altura de 1,5 a 2,0 m e com direção sudeste. As temperaturas máximas variam entre 22°C e 24°C nos planaltos e ficam na casa dos 28°C no restante do estado, podendo superar este valor no Extremo Oeste e Oeste. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (21), o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar na altura do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (22), a projeção da maioria dos modelos indica o início da dissipação do sistema. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. De modo geral, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados permanece, especialmente entre o Meio-Oeste e litoral. A condição de vento e mar também apresenta baixa previsibilidade, mas a tendência é que a região entre Florianópolis e o Litoral Sul tenha ondas entre 1,5 e 2,0m próximo à costa, com valores consideravelmente maiores em alto mar. Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.