Previsão para os próximos 5 dias (19/01)

Elaborado em: 19/01/2024 às 05:00 – N° 019/2024

Meteorologista: Fernando Rafael

SEXTA-FEIRA (19)

Na sexta-feira (19), a frente fria com lento deslocamento segue influenciando as condições do tempo no estado, especialmente em áreas do centro/norte e próximas ao Paraná, onde a chuva ainda ocorre pontualmente intensa acompanhada de temporais ao longo do dia com risco moderado a alto para ocorrências associadas. As pancadas de chuva e temporais devem iniciar já pela manhã em áreas do Grande Oeste, se intensificando em função do calor nas áreas próximas ao PR da tarde para noite, podendo afetar outras áreas do estado de forma mais isolada neste período. Os ventos sopram de noroeste a sudoeste do Grande Oeste aos Planaltos e variam de sul a sudoeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Meio-Oeste ao litoral. Amanhecer abafado com marcas entre 18°C e 21°C no Meio-Oeste, planaltos e Alto Vale e de 21°C a 25°C nas demais áreas. À tarde, temperaturas apresentam elevação, variando de 24°C a 30°C entre o Meio-Oeste e Planalto Sul, 30°C a 34°C no Litoral Sul, Extremo Oeste e Planalto Norte e Grd. Florianópolis e de 33°C a 37°C entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte. Ondas de sudeste/leste entre 1,3 e 1,8 m. 

SÁBADO (20)

No sábado (20), a aproximação de uma nova frente fria pela costa a partir do RS, a circulação de umidade gerada pela atuação de um Ciclone Extratropical em alto mar e a influência de uma área de baixa pressão no interior do continente, mantém a atmosfera instável em SC. O dia inicia com tempo nublado, intercalando com algumas aberturas de sol e com momentos de chuva fraca a moderada pelo estado. Entre a tarde e à noite, as instabilidades atmosféricas intensificam, ocasionando pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões, especialmente entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, áreas próximas ao PR e no Litoral Sul com risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas. Os ventos sopram com fraca a moderada intensidade, variando de sudoeste a sudeste, com rajadas de até 50 km/h. As temperaturas mínimas variam entre 17°C na Serra e 26°C no Litoral Norte e as máximas oscilam entre 26 e 31°C em todo o Vale do Itajaí e no Litoral Norte, variando entre 25 e 33°C pelo estado, com exceção das áreas de maior altitude, onde ficam menores. Ondas de leste/sudeste entre 1 e 1,5 m.  

DOMINGO (21)

No domingo (21), o deslocamento da frente fria para o sudeste do país e a aproximação de um centro de alta pressão atmosférica pelo litoral do RS, favorece a diminuição da instabilidade no estado. Entretanto, esse sistema que deve transportar umidade do oceano para o estado através dos seus ventos de sudeste, ainda favorece maior cobertura de nuvens com a ocorrência de pancadas de chuva ocasionais intercalados com períodos de melhoria. Eventualmente, a chuva ainda pode ocorrer acompanhada de trovoadas e ser pontualmente intensa com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Os ventos sopram com fraca intensidade com rajadas entre 30 e 40 km/h, variando de sudeste a nordeste. Com o ingresso de ar mais ameno associado ao sistema de alta pressão, as temperaturas apresentam diminuição na madrugada variando entre 14°C e 18°C entre os Planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis serrana e de 18°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, os termômetros oscilam entre 25°C e 32°C no Grande Oeste, 24°C a 28°C no litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte e entre 16°C a 23°C nas áreas de maior altitude. Ondas de sudeste/leste entre 1 e 2,0 m.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (22), a circulação marítima segue mantendo maior nebulosidade com chuvas recorrentes no litoral e Baixo e Médio Vale. Entre o Grande Oeste, planaltos e Alto Vale, a influência de uma área de baixa pressão favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite com risco baixo a moderado para ocorrências. Na terça-feira (23) a circulação marítima segue favorecendo chuvas fracas, especialmente nos extremos do dia no litoral e parte do Vale do Itajaí. No interior do estado, predomínio de tempo firme e pancadas isoladas de chuva, eventualmente acompanhada de trovoadas a tarde.  

image.png