Previsão para os próximos 5 dias (19/02) – 05:00

DOMINGO (19)

Domingo (19) começa com tempo firme (sol a poucas nuvens) em boa parte de SC e sensação de frio, principalmente na Serra e no Grande Oeste por conta de uma área de alta pressão. À tarde, o aquecimento diurno combinado a umidade favorece pancadas de chuva bem isoladas, que podem vir com temporais ainda mais isolados, no Extremo Oeste e Oeste, com um risco baixo para ocorrências. Entre a tarde e noite, a formação de uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste favorece o deslocamento de umidade em direção ao centro-leste de SC, provocando o aumento das nuvens e chuva persistente, que por vezes pode ser intensa em curto intervalo de tempo da Grd. Florianópolis ao norte de SC. O risco é baixo a moderado para ocorrências, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. À tarde, as temperaturas máximas variam de 27 a 32°C no Grande Oeste, 26°C no Litoral Sul e até 25°C nas demais áreas. Ventos de sul passando para leste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais. O mar segue agitado no litoral catarinense, com ondas de direção sul, altura de 1,5 a 2,0 m e picos de até 2,5 m. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. Por conta do mar agitado e da lua  nova ainda podem ocorrer alagamentos costeiros nos pontos mais sensíveis do litoral, com um risco baixo para ocorrências.

 

SEGUNDA-FEIRA (20)

Segunda-feira (20), no Grande Oeste, o aquecimento diurno combinado a umidade e ao deslocamento de cavados favorecem pancadas de chuvas, que podem vir na forma de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Dos Planaltos ao litoral, a chuva deve ser persistente, por vezes intensa, com altos acumulados dos por conta do deslocamento de uma área de baixa pressão do litoral da região Sudeste em direção ao litoral de SC. As instabilidades no leste catarinense devem ser reforçadas pelos cavados que se deslocam pelo oeste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Amanhecer com temperaturas de 15 a 21°C no litoral e áreas próximas, de 10 a 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 18 a 23°C em todo estado por conta da grande presença de nuvens. Ventos de quadrante leste com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais.

 

TERÇA-FEIRA (21)

Terça-feira (21) de muitas nuvens a nublado, chuva persistente, por vezes intensa, com altos acumulados dos Planaltos ao litoral por conta de uma área de baixa pressão entre o litoral de SC e RS que dará origem a uma frente fria entre o norte do estado e o PR. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. No Grande Oeste, a combinação do calor e da umidade favorece pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, a partir da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 16 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí, de 13°C na Serra e de 14 a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, 18°C na Serra e variam de 19 a 24°C nas demais áreas. Ventos de fraca a moderada intensidade em SC, de nordeste em boa parte do estado, de nordeste passando para a sudoeste/sul no litoral e áreas próximas, com rajadas ocasionais (em torno de 50 km/h).

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (22) e quinta-feira (23) começam com sol a algumas em SC, mas entre a tarde e noite há chance de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados em todo estado por conta da combinação do calor e umidade. Nestes dois dias, as temperaturas máximas voltam a subir, variando de 28 a 33°C em toda SC.