Previsão para os próximos 5 dias (19/03) – 05:00

DOMINGO (19)

Domingo (19) de sol e calor em SC. A formação de uma frente fria no RS mantém a instabilidade no estado vizinho favorecendo um dia ensolarado e de temperaturas elevadas em SC. Entre a tarde e a noite não se descarta a chance de pancadas muito isoladas de chuva com algumas trovoadas, típicas de verão, em especial do centro ao oeste do estado com risco baixo para ocorrências associadas às trovoadas. À tarde faz calor e as máximas variam em torno dos 30°C no estado, chegando aos 36°C em cidades do Extremo Oeste e aos 33°C no litoral e Oeste. Vento predominantemente fraco variando entre nordeste e noroeste, com rajadas moderadas no Litoral Sul. Mar calmo com ondas de direção leste/nordeste e altura de 0,5 a 1,0m em todo litoral catarinense.

 

SEGUNDA-FEIRA (20)

A segunda-feira (20) começa com tempo estável, com predomínio de sol e calor em SC. Entre a tarde e a noite, o calor combinado ao avanço da frente fria pelo RS, provoca aumento de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, do Extremo Oeste ao Litoral Sul, em especial nas áreas de divisa com o estado vizinhoO risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. No amanhecer as temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C nos Planaltos e no Meio-Oeste e de 17 a 22°C nas demais regiões. À tarde faz calor e as máximas, novamente, superam os 30°C em todo estado, chegando aos  36°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, Baixo e Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Vento de nordeste a noroeste, virando para sul no interior do estado, ambos com intensidade fraca a moderada. 

 

TERÇA-FEIRA (21)

O primeiro dia do outono, a terça-feira (21), ainda apresenta características típicas do verão, com sol, calor e condições para pancadas de chuva e temporais isolados, para todas as regiões, entre a tarde e a noite, por causa do calor e da presença da frente fria no mar na altura do Litoral catarinense.  O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a chuva intensa em curto espaço de tempo e aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo. O dia começa com temperaturas mínimas entre  17 a 23°C na maior parte do estado e em torno dos 15°C nos planaltos e no Meio-Oeste. À tarde faz muito calor e as temperaturas máximas superam os 30°C na maior parte de SC, podendo chegar aos 38°C no Extremo Oeste. Já no Litoral Sul, variam entre 27 e 29°C. O vento vira para sul/sudeste no decorrer do dia, com intensidade fraca e moderada e com rajadas entre 35 e 50km/h).

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta (22) e na quinta-feira (23) a frente fria em alto mar na altura do litoral de SC, mantém a presença  e variação de nuvens em todas as regiões e a partir das tardes combinada ao calor favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo do centro ao leste do estado.  As temperaturas permanecem elevadas, ainda com sensação de ar abafado.