Previsão para os próximos 5 dias (20/03) – 05:00

SEGUNDA-FEIRA (20)

A segunda-feira (20) será marcada pela presença do sol, com poucas nuvens e calor em grande parte de SC. Porém, entre a tarde e noite, todo esse calor combinado com a umidade e a aproximação de uma frente fria em alto mar favorece pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, em localidades do Planalto Sul, Litoral Sul, Grd. Florianópolis e Baixo/Médio Vale do Itajaí. Ainda, nas demais regiões não se descarta a chance de pancadas de chuva bem isoladas, mal distribuídas e irregulares. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde faz calor, com temperaturas máximas perto a acima dos 30°C em SC, podendo chegar aos 36°C em cidades do Extremo Oeste, Litoral Norte, Baixo/Médio Vale. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção nordeste a norte em SC, passando para sul/sudeste em parte do sul do estado a partir da noite e rajadas de ventos ocasionais.

Mar calmo, com ondas com direção leste a sudeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.

TERÇA-FEIRA (21)

Grande parte da terça-feira (21) será marcada pelo sol, algumas nuvens e calor em SC. Mas, entre a tarde e noite, todo esse calor combinado com a passagem de uma frente fria em alto mar favorece pancadas de chuva isoladas no estado, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados em cidades do Meio Oeste ao litoral. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às pancadas de chuva e aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C na Serra, 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais regiões. À tarde faz calor, com máximas de 28 a 33°C em boa parte do estado, podendo chegar perto dos 36°C em cidades do Extremo Oeste. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção sudeste a leste e rajadas ocasionais.

QUARTA-FEIRA (22)

Na quarta-feira (22) a umidade vinda do mar (por conta dos ventos vindos de uma frente fria em alto mar combinados com aqueles vindos de uma área de alta pressão) com o calor deixa o dia com sensação de abafamento, variação de nuvens, pancadas de chuvas que podem vir na forma de temporais isolados dos Planaltos ao litoral. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens na maior parte do dia, mas, entre a tarde e noite, há chance de pancadas de chuva isoladas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 29 a 34°C no Grande Oeste (podendo chegar aos 36°C em cidades do Extremo Oeste) e de 26 a 30°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante leste e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No decorrer da quinta-feira (23) a formação de uma área de baixa pressão em alto mar, na altura do litoral de SC, combinada ao calor favorece a variação de nuvens no centro-leste do estado acompanhadas de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados. Nas demais áreas, chance de pancadas de chuva isoladas e temporais ainda mais isolados entre a tarde e noite. Na sexta-feira (24), a umidade vinda do mar deixa o dia com nuvens e chance de chuva a qualquer momento dos Planaltos ao litoral. Nas demais regiões, chance de pancadas de chuva com temporais isolados entre a tarde e noite.