Previsão para os próximos 5 dias (20/05)

Elaborado em: 20/05/2023 às 05:00 – N° 140/2023

Meteorologista: Caio Guerra

SÁBADO (20)

O sábado (20), novamente, inicia com chance de geada em pontos da Serra, Meio Oeste e nevoeiros pelo estado. Mais uma vez, ao longo do dia, será de predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Amanhecer com temperaturas de 11 a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale, de 4 a 10°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Litoral Sul, Extremo Oeste, de 21 a 25°C nas demais regiões.  A umidade deve ser menor que 30% no Grande Oeste, Planaltos no turno da tarde. O risco é baixo para ocorrências relacionadas a baixa umidade, como desidratação, dores de cabeça. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades da faixa litorânea.

DOMINGO (21)

No domingo (21) a passagem de uma frente fria oceânica aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece o aumento das nuvens em SC e chance de pancadas de chuva (que podem vir acompanhadas de temporais isolados) em áreas do Grande Oeste. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 7 a 11°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 11 a 17°C nas demais áreas. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as máximas chegam aos 16°C no Planalto Sul e não passam dos 24°C nas demais áreas. Ventos de fraca a moderada intensidade e direção nordeste.

SEGUNDA-FEIRA (22)

A segunda-feira (22) será de tempo nublado em todo o Grande Oeste de Santa Catarina e com variação de nuvens nas demais áreas, mas não há previsão para chuva significativa, apenas para garoa e/ou chuva fraca nas primeiras horas da madrugada. No decorrer do dia, o tempo segue com variação de nuvens e tendência de melhoria até o final da noite. Os ventos sopram com intensidade fraca de norte. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (23) e quarta-feira (24) o sol volta a predominar na região da Grande Florianópolis, com poucas nuvens ao longo do dia. Amanhecer com temperaturas de 8 a 11°C na porção central e de 12 a 18°C nas demais regiões. As temperaturas voltam a subir, com máximas que marcam entre 24°C a 28°C na maior parte das regiões. Não há risco para ocorrências meteorológicas.