Previsão para os próximos 5 dias (23/03) – 05:00

QUINTA-FEIRA (23)

Na quinta-feira (23) a circulação marítima deixa o dia com variação de nuvens e chuva a qualquer momento do dia no litoral e áreas próximas. Há chance de temporais isolados e de chuva intensa em curto período de tempo nestas áreas. Nas demais regiões, dia com sol a variação de nuvens e chance de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de temporais bem isolados entre a tarde e noite por conta da combinação de calor e umidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. À tarde faz calor no Grande Oeste, com temperaturas máximas de 28 a 33°C (podendo chegar aos 36°C no Extremo Oeste) e variando de 25 a 30°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção leste a nordeste. Rajadas ocasionais em todo estado, podendo chegar aos 55 km/h em cidades do Litoral Sul.

Ondas com direção sul a sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

SEXTA-FEIRA (24)

Sexta-feira (24) com variação de nuvens, intercalando com períodos em que o sol aparece, no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, boa parte do dia com sol e algumas nuvens. À tarde, a combinação do aquecimento diurno com a umidade e a formação de uma área de baixa pressão em alto mar (na altura do litoral nordeste do RS) ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados e chuva intensa em curto período de tempo, em todas as regiões. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas perto dos 13°C na Serra, de 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais áreas. À tarde faz calor e as máximas variam de 28 a 33°C no estado, podendo chegar aos 34, 35°C em cidades do Extremo Oeste, Baixo/Médio Vale. Ventos com fraca a moderada intensidade, de quadrante norte em todo estado e passando para de sul no litoral e áreas próximas no decorrer do dia, com rajadas ocasionais.

SÁBADO (25)

Sábado (25) de sol a poucas nuvens e calor em SC em grande parte do dia. Entre a tarde e noite, o calor combinado a umidade ocasiona pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C na Serra, 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam perto dos 30°C em SC, podendo chegar aos 36°C em cidades do Extremo Oeste e 35°C no Litoral Sul. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante norte e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (26) a aproximação e atuação de uma frente fria favorece condições para pancadas de chuva acompanhadas de temporais pelo estado, começando já pela manhã nas áreas mais próximas ao RS. Na segunda-feira (27) com atuação de uma alta pressão favorece sol a poucas nuvens em boa parte do dia. Entre a tarde e noite, o calor e umidade combinados a instabilidades ocasiona pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, principalmente em cidades do Grande Oeste e Planaltos.