Previsão para os próximos 5 dias (24/02) – 05:00

SEXTA-FEIRA (24)

Sexta-feira (24) com muitas nuvens a nublado e tempo instável em SC. A passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera combinados ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasionam pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados e chuva intensa em curto período de tempo em SC. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 31°C no Extremo Oeste, 25 a 29°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e de 18 a 25°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

Ondas com direção leste a nordeste e altura de 1,0 a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis (mar pouco agitado). Nas demais áreas litorâneas, ondas de leste e altura de até 1,0 m (mar calmo).

 

SÁBADO (25)

Sábado (25) inicia com sol e algumas nuvens em SC, mas a formação e atuação de uma nova frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva com temporais isolados a partir da tarde em todas as áreas do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos e à chuva intensa (como deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais), principalmente, nas áreas do Grande Oeste. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C na Serra, de 17 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí, de 14 a 18°C nas demais áreas. À tarde, faz calor em algumas áreas de SC, onde as máximas podem chegar aos 35°C no Litoral Norte, Extremo Oeste, de 29 a 33°C do Litoral Sul ao Vale do Itajaí e de 26 a 31°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade em SC, com direção nordeste no centro-leste do estado e de noroeste nas demais áreas. Rajadas de ventos ocasionais, principalmente, relacionadas aos temporais.

 

DOMINGO (26)

No domingo (26) a frente fria avança rapidamente por SC, ocasionando pancadas de chuva, temporais e chuva intensa em curto período de tempo já pela madrugada nas áreas do Grande Oeste. A chuva e os temporais isolados se espalham pela manhã para as outras regiões. A partir da tarde, gradativamente, as condições de tempo começam a melhorar. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos) e à chuva intensa (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais), principalmente, no Grande Oeste. Amanhecer com temperaturas de 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí, de 14 a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul e variam de 28 a 34°C nas demais regiões. Ventos de direções variadas, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (27) a atuação de uma alta pressão entre o Sul do país e o oceano favorece o sol a poucas nuvens. Porém, em áreas do oeste e norte de SC há condição para pancadas de chuva com temporais isolados entre a tarde e noite. Terça-feira (28) com maior presença de nuvens (com chance de chuva fraca e isolada) no litoral e áreas próximas devido a umidade vinda do oceano para o continente. Do Extremo Oeste aos Planaltos, entre a tarde e noite, há chance de pancadas de chuva isoladas com temporais bem isolados por conta do calor e umidade.