Previsão para os próximos 5 dias (24/04)

SEGUNDA-FEIRA (24)

A segunda-feira (24) será mais um dia marcado pela influência da circulação marítima  na  metade leste de SC, o que propicia um dia com bastante nebulosidade e ocorrência de chuva fraca a qualquer hora do dia nas áreas litorâneas e em suas proximidades. No restante do estado o dia será com predomínio de sol e variação de nuvens. No período da noite, a nebulosidade aumenta no Grande Oeste e já devem ocorrer pancadas de chuva nestas áreas, devido a aproximação de uma frente fria pelo oeste do estado, o risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas entre 14°C e 19°C no Extremo Oeste, no litoral e no Baixo  Vale do Itajaí e entre 9°C e 13°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre  24°C e 29°C, no Extremo Oeste, Oeste e no Litoral Sul, variam entre 15°C e 21°C no Planalto Sul e entre 18 e 24°C nas outras regiões. Ventos de direção nordeste, com intensidade fraca. Mar pouco agitado com ondas de direção sudeste, com 1 m de altura no Litoral Sul e 0,5 m da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

TERÇA-FEIRA (25)

Na terça-feira (25) a frente fria atua em áreas do Grande Oeste aos planaltos durante o dia, ocasionando pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. Ao longo da noite, ela avança em direção às áreas litorâneas e proximidades. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Amanhecer com temperaturas em torno dos 9°C na Serra, variando entre 15°C e 19°C no Extremo Oeste, no Oeste e no Litoral Sul e entre 12°C e 16°C nas outras áreas, de 11 a 15°C nas demais localidades. À tarde, as máximas variam de 25 a 29°C no litoral  e no  Vale do Itajaí e variam entre 21 a 25°C nas demais regiões. Ventos de direção nordeste/norte com intensidade fraca e rajadas pontualmente moderadas.

QUARTA-FEIRA (26)

Com a atuação da frente fria, entre a  madrugada e a manhã de quarta-feira (26), as pancadas de chuva e temporais isolados (que podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento,  alagamentos pontuais e eventual queda de granizo), ficam mais concentrados nas áreas litorâneas e de divisa com o RS, ao longo da tarde a chuva volta a ocorrer em todo o estado. Entre a tarde e a noite, este sistema se afasta em direção ao oceano e a chuva deve cessar. O risco associado às pancadas de chuva e aos temporais é baixo a moderado. Ventos de intensidade fraca, variando de nordeste para oeste/sudoeste entre a tarde e a noite. Temperaturas mínimas oscilando entre 10°C e 16°C do Grande oeste aos planaltos e variando entre 14°C e 20°C nas demais áreas. Máximas entre 16°C e 20°C nos planaltos e no Meio-Oeste, entre 19°C e 24°C no Extremo Oeste, Oeste, no Alto e Médio Vale e entre 23°C e 28°C  no Baixo Vale e no litoral.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28) a atuação de um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol do Grande Oeste aos planaltos e com variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada a qualquer hora do dia no litoral e em suas proximidades.