Previsão para os próximos 5 dias (25/03) – 05:00

SÁBADO (25)

O sábado (25) será marcado pelo sol e poucas nuvens e calor em boa parte do dia em SC. Mas, entre a tarde e noite, todo esse calor combinado com a aproximação de uma frente fria favorece condições para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados e chuva intensa em curto período, principalmente em cidades do centro-sul e do Grande Oeste catarinense. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.(raios, rajadas de ventos, eventual queda de granizo) e à chuva intensa (alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais). À tarde faz calor em SC, com as temperaturas máximas variando de 28 a 32°C no estado, podendo chegar aos 34°C em cidades do Extremo Oeste. Ventos com fraca a moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e de norte a noroeste no Grande Oeste e rajadas ocasionais.

Mar calmo a pouco agitado, com ondas de direção sudeste e altura entre 1,0 a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

DOMINGO (26)

A madrugada de domingo (26) será marcada por pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, chuva intensa em curto período do Extremo Oeste ao Litoral Sul e a Grande Florianópolis por conta da atuação de uma frente fria. Entre a manhã e à tarde, a frente fria avança pelo estado e combinada ao calor ocasiona pancadas de chuva, temporais e chuva intensa no no norte de SC, Vale do Itajaí e em localidades isoladas das demais regiões. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais (destelhamentos, queda de galhos, de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos pontuais) é alto nas áreas ao norte de SC e entre baixo a moderado nas demais regiões. A partir do meio da tarde, com a aproximação de uma área de alta pressão, a tendência é de gradual melhora nas condições de tempo nas áreas mais próximas à divisa com o RS. Amanhecer com temperaturas perto dos 14°C na Serra, de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 16 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 31 a 35°C no Baixo/Médio Vale, Litoral Norte, de 21 a 25°C em parte dos Planaltos, Grande Oeste e de 25 a 30°C nas demais regiões. Ventos com direção norte a noroeste virando para sul/sudoeste ao longo do dia, com moderada intensidade e rajadas de ventos (no em torno de 70 km/h) são esperadas, principalmente, em cidades do litoral e áreas próximas. Ainda, os ventos ocasionam agitação marítima (ondas de sul com altura de 1,5 a 2,0 m e picos de 2,5 m), com chance para ressaca, e um risco baixo a moderado para ocorrências.

SEGUNDA-FEIRA (27)

Na segunda-feira (27) um sistema de alta pressão atua sobre boa parte da região Sul, o que favorece a condição de sol a algumas nuvens em SC. Em localidades do litoral as nuvens tendem a ser mais presentes, inclusive com chance de chuva bem isolada no começo do dia. Entre o final da tarde e noite, por conta de áreas de instabilidades que se formam no PR e deslocam-se para SC, há chance de pancadas de chuva bem isoladas nas áreas próximas ao PR. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 7°C em pontos da Serra (com chance de geada bem isolada nas áreas de baixadas), de 9 a 15°C no Grande Oeste, Planaltos e de 16 a 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas nos Planaltos, Grd. Florianópolis Serrana, Alto Vale e norte do estado não passam dos 25°C, no litoral, Baixo/Médio Vale, Meio Oeste, Oeste variam de 25 a 29°C e chegam aos 31°C no Extremo Oeste. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção sul a sudeste passando para leste a nordeste no decorrer do dia e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (28) a alta pressão se afasta em direção ao mar, o que favorece o retorno das pancadas de chuva e os temporais isolados entre a tarde e início da noite em áreas do Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, por conta do calor. Na quarta-feira (29) a combinação de instabilidades atmosféricas com o aquecimento diurno e umidade favorecem pancadas de chuva e temporais isolados do Meio Oeste ao litoral catarinense.