Previsão para os próximos 5 dias (25/12)

Elaborado em: 25/12/2023 às 05:00 – N° 359/2023

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

SEGUNDA-FEIRA (25)

Nesta segunda-feira (25) de Natal, os temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo voltam a ocorrer no estado devido a passagem de uma frente fria associada ao processo de formação de um ciclone extratropical entre a costa de SC e do RS. As instabilidades avançam pelo Grande oeste e pelas áreas de divisa com o RS entre a madrugada e a manhã, ganhando intensidade ao longo da manhã e seguem em direção às demais regiões no decorrer do período. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos e queda de árvores e postes de energia, alagamentos e enxurradas pontuais. O vento médio sopra com intensidade fraca a moderada, variando de direção noroeste/oeste do Grande Oeste aos planaltos e soprando de quadrante norte no litoral e proximidades, com rajadas entre 50 e 70 km/h (pontualmente ultrapassando esses valores). Entre o final da tarde e a noite, os ventos passam a soprar de sudoeste/sul pelo estado. O risco associado aos ventos fortes é baixo a moderado.  No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 19 e 24°C no Oeste, Extremo Oeste, no Baixo e Médio Vale e nas áreas costeiras, oscilando entre 13 e 18°C nas outras áreas. À tarde, as máximas marcam entre 26 e 33°C no litoral e em todo o Vale do Itajaí e variam entre 19 e 26°C no restante de SC. Mar calmo em toda a costa de SC, com ondas variando de direção sudoeste a nordeste, com alturas entre 0,5 e 1,0 m.

TERÇA-FEIRA (26)

Na terça-feira (26), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões, com predomínio do sol em todo o estado na maior parte do período. Com o deslocamento do ciclone extratropical para o oceano, os ventos seguem atuando, dessa vez mais restritos à metade leste do estado, principalmente nas áreas litorâneas, com rajadas de direção sul variando entre 50 a 70 km/h (pontualmente mais fortes), deixando também o mar agitado em toda a costa catarinense, com ondas de direção sul e alturas entre 2,0 m e 2,5 m e picos de até 3 m, com risco moderado para ocorrências associadas a agitação marítima e ressaca e risco baixo a moderado associado às rajadas de vento. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 17°C no Meio-Oeste e nos planaltos e oscilam entre 16 e 22°C nas demais regiões. À  tarde, as máximas marcam entre 22 e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26 e 35°C pelo estado.

QUARTA-FEIRA (27)

No amanhecer da quarta-feira (27), há uma pequena chance de formação de geada nas áreas mais altas da Serra catarinense, durante o dia o sol predomina no Grande Oeste e na metade leste o tempo intercala entre momentos com maior quantidade de nuvens e períodos em que o sol predomina, também há chance de chuva fraca e isolada no Litoral nos extremos do dia. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. O vento sopra com intensidade fraca de direção sul/sudoeste, com rajadas moderadas de até 50 km/h pelo estado. As temperaturas diminuem em SC em relação aos últimos dias, com as mínimas marcando entre 3 e 13°C no Planalto Sul, entre 14 e 20°C no Alto e Médio Vale, no Litoral Norte, no Planalto Norte e na ilha de Florianópolis, variando entre 11 e 16°C nas demais regiões. As máximas oscilam entre 24 a 26°C nos planaltos e variam entre 26 e 30°C no restante do estado. O mar segue agitado ao longo do dia em toda a costa catarinense, com ondas de direção sul e altura entre 2,0 m e 2,5 m, baixando ao longo da noite. O risco para mar agitado e ressaca segue moderado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (28) o sol predomina no Grande Oeste e na metade leste o tempo fica com sol, variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada do Baixo Vale ao Litoral Norte nos extremos do dia. Na sexta-feira (29), uma área de baixa pressão no Paraguai, associada a formação e passagem de uma frente fria pelo estado, retorna as condições para temporais com chuva intensa em todo o estado.

image.png