Previsão para os próximos 5 dias (26/02) – 05:00

DOMINGO (26)

Domingo (26) com pancadas de chuva e temporais isolados em SC, começando pelo Grande Oeste e se espalhando para as demais regiões (em especial em localidades da Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e norte do estado) no turno da tarde. Isto se deve a passagem de uma frente fria pelo oceano aliada ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica e ao calor. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo) e a chuva intensa em curto período de tempo (deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais). À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 36°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 28°C no Planalto Sul e variam de 28 a 33°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte passando para oeste e depois para sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h. Mar calmo em todo litoral, com altura de até 1,0 m. Ondas com direção nordeste passando para sudeste no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção nordeste a leste.

 

SEGUNDA-FEIRA (27)

Segunda-feira (27) com variação de nuvens, intercalando com períodos em que o sol aparece, pancadas de chuva que podem vir na forma de temporais isolados a qualquer momento do dia em SC. Isto se deve a uma área de alta pressão no oceano, que favorece o transporte de umidade do mar em direção ao continente, combinada com a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em vários níveis da atmosfera, a disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa (como deslizamentos, alagamentos e deslizamentos pontuais). Amanhecer com temperaturas perto dos 13°C na Serra, de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí, de 15 a 19°C nas demais áreas. À tarde, máximas de 31°C no Extremo Oeste, até 29°C no Litoral Sul, 27°C no Baixo/Médio Vale, de 19 a 26°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade em SC, direção de quadrante leste no leste do estado e de nordeste dos Planaltos ao Extremo Oeste. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

 

TERÇA-FEIRA (28)

Terça-feira (28) com tempo instável (pancadas de chuva e temporais isolados) em SC por conta da formação de uma área de baixa pressão na altura do litoral do estado combinada com o deslocamento de cavados (áreas de baixa pressão alongadas) em vários níveis da atmosfera. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa (como deslizamentos, alagamentos e deslizamentos pontuais). Amanhecer com temperaturas de 12 a 15°C dos Planaltos, Meio Oeste, 15 a 18°C no oeste catarinense e de 17 a 23°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 25 a 30°C no Grande Oeste e de 22 a 25°C dos Planaltos ao litoral. Ventos com fraca a moderada intensidade, direção de quadrante leste no litoral, Vale do Itajaí, parte dos Planaltos e de nordeste nas demais regiões. Rajadas de ventos ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (01) a área de baixa pressão sobre o oceano se afasta para o alto mar, mas ainda deixa o dia com muitas nuvens e chuva ocasional dos Planaltos ao litoral. Já no Grande Oeste, a combinação da umidade com o aquecimento diurno ocasionam pancadas de chuva isoladas e temporais ainda mais isolados entre a tarde e noite. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Planalto Sul e variam de 28 a 32°C nas demais regiões. A quinta-feira (02) segue sendo de tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de temporais, que iniciam pelo Grande Oeste durante a tarde e avançam para o litoral durante a noite. À tarde, as temperaturas máximas ficam perto a acima de 30°C em todo estado, podendo chegar aos 35°C no Litoral Sul, Baixo/Médio Vale.