Previsão para os próximos 5 dias (27/01) – 05:00

SEXTA-FEIRA (27)

A sexta-feira (27) será com tempo estável e sol entre poucas nuvens em todo o estado, em função de um sistema de alta pressão que atua em SC que mantém o tempo firme, não há risco para ocorrências meteorológicas. A sensação de muito calor e de abafamento continuam, as temperaturas  mínimas oscilam entre 11 e 17°C no Meio-Oeste e nos planaltos, variam entre 16 e 23°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 25 e 30°C do Meio Oeste aos planaltos, em todo o Vale do Itajaí, no Litoral Norte e na Grd. Florianópolis, oscilando entre 30 e 38°C no Extremo Oeste, no Oeste e no Litoral Sul. Mar com ondas de direção leste/nordeste e altura entre 1,5 e 2 m no Litoral Sul, com picos de até 2,5 m, com altura entre 1 e 1,5 m da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

SÁBADO (28)

O sábado (28) será mais um dia ensolarado e de muito calor em SC, porém entre a tarde e noite, um sistema de baixa pressão que se forma próximo ao Litoral Sul catarinense, dá condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo a moderado   em áreas do Planalto Sul, do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis. As mínimas marcam entre 12 e 18°C do Meio-Oeste aos planaltos e variam entre 16 e 23°C nas outras áreas. As máximas oscilam entre 26 e 30°C nos planaltos, em todo o Vale do Itajaí, na Grd. Florianópolis e no Litoral Norte, variando entre 30 e 38°C nas outras áreas.

DOMINGO (29)

O domingo (29) inicia com ocorrência de chuva fraca e isolada ao longo da madrugada e início da manhã em áreas do Meio-Oeste ao litoral. O período da manhã deve ser marcado pela presença de sol entre nuvens em todo o estado, mas entre a tarde e a noite, instabilidades presentes na atmosfera provocam pancadas de chuva e temporais que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e risco de enxurradas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas, principalmente dos planaltos ao litoral catarinense. As temperaturas seguem altas, com mínimas marcando entre 14 e 17°C nos planalto e no Meio-Oeste e entre 18 e 23°C nas demais áreas, e máximas variando entre 24 e 30°C no Planalto Sul e entre 29 e 36°C no restante do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (30) e na terça-feira (31), a atuação de sistemas de e baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, segue dando condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais em todo o estado, as temperaturas caem um pouco em relação aos dias anteriores, diminuindo a sensação de tempo abafado, porém na faixa litorânea as temperaturas continuam bem altas.