Previsão para os próximos 5 dias (27/03)

QUARTA-FEIRA (27)

Quarta-feira (27) com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste e com variação de nuvens nas demais regiões catarinenses. A partir da tarde, o calor combinado a umidade favorece o aumento de nuvens em todo o estado, com chance de pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas no Grande Oeste. O risco é baixo para ocorrências associadas às trovoadas. O vento predomina de nordeste em todo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas máximas à tarde oscilam entre 28 e 32°C em praticamente todo estado, com exceção do Planalto Sul onde variam entre 23 e 26°C.  Mar pouco agitado em SC, com ondas de direção sudeste entre 1,0 e 1,5m.

 

 

QUINTA-FEIRA (28)

Na quinta-feira (28), presença de sol em todas as regiões, permanecendo o Litoral e áreas próximas com maior presença e variação de nuvens. No decorrer da tarde, o calor e umidade combinados a um cavado (área alongada de baixa pressão), favorecem condições para pancadas de chuva e temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, para todas as regiões, mas em especial do Extremo Oeste ao Litoral Sul, onde o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Nas demais regiões o risco é baixo. O vento predomina de nordeste em todo estado, com intensidade fraca a moderada. Temperaturas mínimas, no amanhecer, entre 11 e 16°C nos planaltos e de 16 e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 28 e 32°C em boa parte do estado, permanecendo o Planalto Sul com valores entre 24 e 27°C. 

 

 

SEXTA-FEIRA (29)

Na sexta-feira (29), o Litoral e áreas próximas voltam a apresentar maior presença de nuvens, bem como condições para chuva fraca e ocasional já pela manhã. Nas demais regiões, o sol predomina favorecendo a elevação da temperatura. A partir da tarde, o calor combinado a umidade disponível e ainda ao cavado (área alongada de baixa pressão) volta a formar áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais isolados, que começam pelo oeste do estado e se estendem até próximo do Litoral. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências, relacionadas aos temporais, a alagamentos e enxurradas pontuais. O vento predomina de nordeste no Litoral, fraco a moderado e varia de nordeste a noroeste nas demais regiões, com fraca intensidade. Temperaturas mínimas, no amanhecer, entre 11 e 16°C nos planaltos e de 16 e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 28 e 32°C em boa parte do estado, permanecendo o Planalto Sul com valores entre 24 e 27°C. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

No sábado (30) presença de sol e variação de nuvens em toda SC, com chuva fraca e isolada nos extremos do dia no Litoral e em áreas próximas, devido à circulação marítima. No domingo (31), a formação de uma frente fria no RS concentra a instabilidade e umidade no estado vizinho, favorecendo o predomínio de sol em toda SC durante o dia, mas o tempo muda no final do período com a aproximação do sistema que causa chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado gaúcho. 

 

 

 

.