Previsão para os próximos 5 dias (30/09)

Elaborado em: 30/09/2023 às 05:00 – N° 273/2023

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke/Fernando Rafael

SÁBADO (30)

O sábado (30) terá a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica e a partir do final do dia, a passagem de uma frente fria pela costa, o que deixa  de tempo instável com chuva persistente e condição para temporais isolados, especialmente nas áreas de divisa com o PR, abrangendo o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nessas regiões, o risco é moderado para ocorrências meteorológicas, nas demais áreas, também há condições para chuva e temporais isolados com risco baixo. Os ventos devem soprar com fraca intensidade e sem direção predominante pelo estado. As temperaturas variam entre 10 e 14°C entre os Planaltos e o Meio-Oeste e entre 14 e 18°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. As temperaturas máximas ficam próximas dos 26/28°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul, 20/23°C no Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Litoral Norte e Grande Florianópolis e entre 16 e 20°C entre os Planaltos. O mar fica pouco agitado em toda a costa de SC, com ondas de direção leste e alturas entre 1,5 e 2 m e picos de 2,5 m em alto mar.

DOMINGO (01)

No domingo (01), a passagem da frente fria pelo oceano mantém o tempo instável com condição para chuva forte e temporais isolados, especialmente em áreas do leste e norte entre a madrugada e o início da tarde com risco baixo a moderado para ocorrências associadas as chuvas, como alagamentos, especialmente entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. O vento sopra com intensidade fraca e de quadrante sul predominante na maior parte do período, com rajadas  moderadas de direção sul e com velocidades entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras. Entre a tarde e à noite, o avanço de uma massa de ar seco a partir do RS, favorece o retorno gradativo do tempo seco, com declínio das temperaturas. AS temperaturas mínimas variam entre 14 e 19°C no Vale do Itajaí,no Planalto Norte e nas áreas litorâneas e oscilam entre 11 e 15°C no restante do estado. As máximas variam entre 22 e 26°C no Extremo Oeste e no Oeste e marcam entre 13 e 22°C nas outras áreas.

SEGUNDA-FEIRA (02)

Na segunda-feira (02), a atuação de um sistema de alta pressão mantém o predomínio de sol entre poucas nuvens no Grande Oeste e no Planalto Sul e devido a disponibilidade de umidade vinda do oceano, o dia terá maior quantidade de nuvens e chance de chuva fraca no litoral, Vale do Itajaí e no Planalto Norte a partir da tarde, não há riscos meteorológicos. Os ventos sopram com intensidade fraca de direção sul, virando de sudeste ao longo do dia nas áreas litorâneas e de nordeste, virando de direção noroeste/oeste a partir da tarde do Grande Oeste aos planaltos e com rajadas em torno de 45 km/h na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí à tarde. No amanhecer, as mínimas variam entre 0 e  7°C nos pontos mais altos do Planalto Sul, marcam entre 6 e 13°C no Oeste, Extremo Oeste, no Litoral Sul e na Grd. Florianópolis Serrana e oscilam entre 13 e 17°C nas outras regiões. À tarde, as máximas ficam entre 25 e 30°C no Grande Oeste,   e no Planalto Norte e variam entre 17 e 25°C no restante do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (03), inicia com variação de nuvens do centro ao leste do estado em com predomínio de sol em áreas do Extremo Oeste e do Oeste devido a atuação de uma área de alta pressão atmosférica, mas entre a tarde e à noite a aproximação de instabilidades em vários níveis da atmosfera combinadas ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, fornecem condições para pancadas de chuva e de temporais que podem vir acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes rajadas de vento e de chuva intensa, que iniciam pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o RS, o risco é moderado para ocorrências associadas às chuvas.  Na madrugada da quarta-feira (04) as instabilidades se intensificam, e ao longo do dia elas seguem em direção ao centro e leste do estado e continuam ocasionando temporais em todas as áreas, com risco moderado a alto para ocorrências associadas.