PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL 03/06/2017

nowcasting

ALERTA SDC/SC – 04/06 07:55 – Alerta de ENXURRADA para SÃO CARLOS. Evite contato com a água, não dirigir em áreas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193
AVISO 04/06/2017 – 06h47min : Chuva com descarga elétrica do Oeste ao Litoral Sul, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).
________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

PREVISÃO DE CHUVA PERSISTENTE E VOLUMES ELEVADOS PARA SC!

Inicio04/06/2017 às 03:00h

Fim: 05/06/2017 às 23:59h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

PrevisãoA Chuva começa pelo Oeste, se estendendo a todo o Estado no decorrer do dia, persistente, com intensidade moderada a localmente forte. Risco de temporais isolados no domingo (04/06).

Acumulado de chuva no período

OBSERVAÇÃO: o tempo instável e a condições de chuva se estende nos dias 06 ao início do dia 09/06, alternando com períodos de melhoria. Os maiores acumulados estão previstos para os dias 08 e 09/06, devido a formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Considerar que em algumas regiões do Estado o nível dos rios ainda estará elevado e o solo encontra-se encharcado, devido à chuva persistente da última semana. No decorrer da sexta-feira (09/06) o sol volta a aparecer no Estado com a chegada de uma massa de ar frio.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista

Sistema: Avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundaçõesevitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terradeve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

_________________________________________________________________

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

No domingo a chuva retorna ao Estado e se estende para próxima semana! – Acompanhar atualizações de boletins!

Sábado (03/06):

Tempo: mais nuvens do Planalto ao Litoral pela manhã. No decorrer do dia, presença de sol com algumas nuvens em todo o Estado.

Temperatura: mais baixa, agradável à tarde.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco em deslocamento para o oceano.

Domingo (04/06):

Tempo: instável com céu encoberto e chuva e trovoadas no Oeste e Meio Oeste, se estendendo a todo Estado no decorrer do dia. Risco de temporais isolados. Maiores acumulados previstos para o Oeste e Meio Oeste. (Leia aviso Meteorológico).

Temperatura: em pequena elevação devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: avanço de uma frente fria.
—————————————————
Seguda e terça-feira (05 e 06/06):

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, devido à passagem da frente fria por SC. Maiores acumulados previstos para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: amena.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Quarta-feira (07/06):

Tempo: predomínio de nuvens e condição de chuva em SC, alternando com períodos de melhoria. Os valores de chuva são menores neste dia.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 08 a 18 de junho de 2017

Entre os dias 08 e 13/06 permanece a condição de instabilidade com chuva em SC, devido a formação de outra frente fria no Sul do Brasil. Após esse período, a partir do dia 14/06 o sol volta a aparecer com mais frequência no Estado e a temperatura fica mais baixa, mas sem indicativo de frio rigoroso até o momento.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta