Previsão Voltada para Defesa Civil 04/12/2013

Aviso Meteorológico: quinta-feira (05/12), devido ao avanço de uma frente fria pelo Estado há risco de temporal com chuva forte, vendaval (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado em todas as regiões, começando pelo Oeste e Sul entre a madrugada e manhã. O acumulado de chuva deve variar de 30 a 50 mm em média, com chance de pontuais maiores em algumas cidades.

 Fonte: Epagri/Ciram

 Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Previsão Voltada para a Defesa Civil

 Quarta-feira (04/12): Sol com mais nuvens no leste de SC (Planalto ao Litoral) pela manhã. Entre a tarde e noite há previsão de pancadas de chuva de verão, isoladas e passageiras, especialmente entre o Planalto e Litoral. Temperatura elevada. Atenção: tarde e noite risco de temporal com granizo isolado e descargas elétricas (raios). Sistema Meteorológico: Convecção à tarde (formação de nuvens de chuva devido ao aquecimento diurno). 

 PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: 

 Quinta-feira (05/12): Tempo instável com pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, aumento de nuvens com pancadas de chuva no decorrer do dia. Temperatura elevada e ar abafado. Atenção: risco de temporal com vento forte, granizo isolado e descargas elétricas (raios). Sistema Meteorológico: avanço de uma frente fria por SC. 

 PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

 Na madrugada de sexta-feira (06/12), ainda ocorre chuva entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado por influência da frente fria. No decorrer do dia, o tempo melhora com presença de sol e a temperatura diminui com a chegada de uma massa de ar seco. À noite há chance de chuva isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

 No fim de semana (07 e 08/12), tempo seco com sol no Estado e chance de pancadas de chuva de verão, isoladas e passageiras, entre a tarde e noite.

 Fonte: Epagri/Ciram 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil